20 de março: Dia Internacional da Felicidade. Como anda sua saúde mental?
Dia da mulher, dia das mães, dia das crianças, dia dos pais, dia do amigo. Parece que cada grupo tem o seu dia especial. Mas você sabia que a felicidade também tem o seu dia? Isso mesmo, também existe o Dia Internacional da Felicidade, que é celebrado no dia 20 de março. Continue lendo para saber mais!
Internacionalmente conhecido como International Day of Happiness, o Dia Internacional da Felicidade é comemorado em 20 de março, como acabamos de dizer.
E tem o principal objetivo de fazer com que as pessoas percebam a importância de ser feliz para poder conviver em paz, lembrando aos povos do mundo que evitem guerras sociais e conflitos, diferenças étnicas ou comportamentos adversos que comprometam a paz e o bem estar das pessoas.
A Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional da Felicidade em 2012, inspirando-se para isso numa reunião ocorrida em abril do mesmo ano que teve como tema “Felicidade e Bem Estar: Definindo um Novo Paradigma Econômico”.
A instituição da data é o reconhecimento da importância da felicidade para o ser humano, acima dos interesses econômicos e visa demonstrar que o bem estar deve ser a meta universal para o homem e servir para a condução política dos povos.
Vale lembrar que, pelo menos entre os delegados dos países do mundo na ONU, a iniciativa foi consagrada pela unanimidade dos países membros – 193 na época, muito embora se saiba que em muitos países a felicidade não seja o maior interesse dos dirigentes políticos.
Dia Internacional da Felicidade: saúde e mental e o que é a felicidade
Estamos aqui falando do Dia Internacional da Felicidade e como ele surgiu. Mas o que é a felicidade, afinal?
Uma palavra só, múltiplas possibilidades para interpretar, reinventar e viver. Ouse defini-la, lembrando que, talvez, todas as tentativas sejam limitadas e insuficientes. Há tantas canções, poesias, filmes e outras formas artísticas de expressá-la, não é mesmo?
Há tantas relações humanas, momentos e trajetórias que a traduzem em verdade e em energia pulsante. Seu significado é complexo e subjetivo, pois não é sobre uma chegada a algum lugar específico.
É sobre um percurso de altos e baixos, perfeições e imperfeições, erros e acertos em uma gangorra que apelidamos de “vida”.
O Relatório Mundial da Felicidade foi divulgado recentemente e, para a nossa surpresa (ou não), o Brasil ocupa a 39º posição no ranking dos países mais felizes do mundo.
No ano passado, o Brasil havia ficado na 41º colocação e em 32º, no ano de 2020. Em comparação com outros países da América Latina, o Brasil só perde para Costa Rica (23º) e Uruguai (30º). Entre os latino-americanos, a Venezuela ficou na pior posição, em 108º lugar.
O relatório se baseia em pesquisas realizadas com a população, que questionam sobre os sentimentos das pessoas. As respostas são avaliadas em conjunto com os dados econômicos, sociais e políticos dos países, para avaliar o nível geral de felicidade da população.
Saúde Mental
E por falar em sentimentos, a felicidade (ou falta dela) pode estar relacionada à saúde mental. E é de extrema importância que você cuide da sua!
Nós temos aqui um artigo em nosso blog onde compartilhamos algumas dicas para que você possa cuidar melhor da sua saúde mental, clique aqui para acessá-lo.
E se você precisa de ajuda profissional, a Imed pode te ajudar! Além de ótimos preços, você tem direito a descontos exclusivos com o Cartão iSaúde! Fale conosco agora mesmo e saiba mais!