5 hábitos mais importantes para a saúde do homem
É fato que o Novembro Azul tem o importante objetivo de conscientizar a todos – principalmente o público masculino – sobre a saúde do homem, principalmente sobre a prevenção contra o câncer de próstata. Mas também é fato que o homem deve cuidar da sua saúde sempre. E por isso nós iremos compartilhar com você 5 hábitos mais importantes para a saúde do homem, que devem ser seguidos sempre, independentemente da época do ano e durante toda a vida! Continue lendo para saber mais!
Segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), a expectativa de vida dos homens a nível global é de 69 anos, contra 74 anos para mulheres.
Ainda de acordo com o mesmo relatório, as mulheres vivem mais do que os homens em qualquer lugar do mundo, e uma das causas é o acesso desigual aos serviços de saúde.
Em 2009 o Ministério da Saúde implementou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem com o objetivo de promover ações e estimular a conscientização sobre a saúde masculina.
E a Imed também tem o objetivo de estimular todos os homens a cuidar bem da saúde, por isso, sem mais delongas, vamos compartilhar os 5 hábitos mais importantes para a saúde do homem!
O primeiro hábito é: hidrate-se com frequência!
O consumo diário de água deve ser de, no mínimo, 2 litros. Setenta por cento do nosso corpo é composto por água, mas estamos constantemente perdendo esse líquido por meio da urina e do suor.
Por isso, é fundamental fazer a reposição hídrica para manter o bom funcionamento do organismo, incluindo casos de processos como o ganho de massa e o equilíbrio hormonal.
5 hábitos mais importantes para a saúde do homem: conheça mais alguns
Já falamos sobre o primeiro hábito que você, homem, precisa ter, que é beber água, hidratar-se.
Mas ainda temos mais 4 para compartilhar com você!
Relacionado à água, o segundo hábito é ter uma alimentação saudável.
O metabolismo masculino é mais acelerado do que o feminino, o que significa que eles podem consumir mais calorias do que elas, pois o gasto energético é maior.
Porém, isso não quer dizer que os homens não precisam seguir uma alimentação equilibrada.
Além de favorecerem o ganho de peso, o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura, sal e açúcar aumenta a tendência ao desenvolvimento de problemas como colesterol alto, hipertensão e diabetes.
Terceiro hábito: evite cigarro e álcool.
O consumo de qualquer quantidade de álcool, mesmo que moderadamente, aumenta o risco de desenvolvimento de diversos tipos de câncer, inclusive o de próstata. Por isso, recomenda-se evitar as bebidas ao máximo, reservando-as para ocasiões especiais.
O cigarro, por sua vez, causa 90% dos casos de câncer de pulmão. Além de ser responsável por 30% de todos os tipos de tumores malignos, incluindo câncer de boca, garganta, esôfago, estômago, fígado, bexiga e rim.
Quarto hábito: pratique exercícios físicos.
Somada a alimentação equilibrada, a rotina de atividades físicas forma o principal pilar para a manutenção de um peso saudável. Evitando doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e síndrome metabólica.
Quinto hábito: consulte o médico regularmente.
O homem tem o mau hábito de visitar o médico somente quando está sentindo-se mal. Com dores ou quando nota claramente que algo não está bem em seu organismo. Mas isso é um erro!
Pelo menos uma vez por ano, é preciso visitar o clínico geral para aferir a pressão. E realizar exames como hemograma, perfil lipídico (colesterol) e glicemia (taxa de açúcar no sangue). Além disso, a partir dos 40 anos, é importante consultar o urologista e iniciar os exames de detecção do câncer de próstata.
No quinto hábito, você pode contar com a Imed! E com o Cartão iSaúde, você ainda tem direito a descontos exclusivos! Entre em contato conosco e saiba mais!