Você sabia que é até os dois anos de idade a criança adquire o gosto por alimentos saudáveis que pode durar toda sua vida? Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Por isso, a importância da alimentação da criança. Continue lendo para saber mais!
Desde o nascimento e preferencialmente até os 2 anos de idade, os bebês recebem no leite materno tudo aquilo que é necessário para seu pleno desenvolvimento.
De acordo com o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos, uma publicação do Ministério da Saúde, o leite materno é o alimento ideal para a criança – sendo seu alimento exclusivo até os 6 meses de vida, por ser totalmente adaptado às suas necessidades nos primeiros anos de vida.
Como destaca o guia, é por meio da amamentação que acontece o primeiro contato das crianças pequenas com a comida de verdade.
A recomendação é que até os seis meses, os bebês se alimentem exclusivamente de leite materno. Isso porque o leite materno oferece todos os nutrientes que o bebê precisa. Portanto, não é necessário o consumo de chá, sucos ou água.
Além disso, a amamentação fortalece o vínculo entre a mãe e o bebê e promove o melhor desenvolvimento do cérebro.
Um alerta para papais e mamães: Não ofereça nada com açúcar, mel ou melado ao bebê. Nada mesmo!
O bebê que experimenta açúcar nos primeiros dois anos vai ter preferência por doces e alimentos não saudáveis por toda a vida.
Depois dos seis meses de vida do bebê, a alimentação da criança deve ser composta de arroz, feijão, raízes, verduras, legumes, carnes, ovo e frutas. Porém, é importante continuar amamentando a criança até os 2 anos de idade.
Mais algumas dicas sobre alimentação da criança até os 2 anos de idade
Uma outra dica que podemos compartilhar com você sobre alimentação da criança até os 2 anos de idade é que você pode oferecer frutas no momento em que o bebê mostrar sinais de fome.
Dessa forma, ele vai comer quantidades suficientes para ter todas as vitaminas de que precisa para crescer. Se o bebê se recusar a comer a refeição, a dica é não insistir e oferecer novamente em outro momento.
É importante que você, papai ou mamãe, estimule seu bebê a mastigar.
A mastigação vai fortalecer a bochecha do bebê, ajudar na formação dos dentes e no desenvolvimento da fala.
Além disso, se o bebê aprende a mastigar cedo, ele vai aceitar a alimentação da família com facilidade.
A recomendação é oferecer alimentos bem cozidos, amassados ou desfiados, nunca triturados.
Mesmo sem os dentes, os bebês conseguem esmagar e engolir os alimentos.
Alimentos com muito sal, gordura, açúcar e corantes fazem mal para a saúde de qualquer pessoa, principalmente para a dos bebês.
Ofereça comida de panela feita com alimentos de verdade, como: arroz, feijão, lentilha, batata, batata-doce, quiabo, couve-flor, abóbora, abobrinha, cenoura, beterraba, folhas verdes, peixe, carne, frango, etc.
Use o colorido dos alimentos para a refeição ficar divertida. Todas as verduras e frutas podem ser consumidas.
Antes dos 2 anos, não ofereça muito sal ou muita gordura para as crianças experimentarem, pois o “gosto” está em formação.
Evite doces, biscoitos, salgadinhos, café, refrigerantes, gelatina, ou demais alimentos com açúcar. O consumo desses alimentos atrapalha o sabor de alimentos nutritivos como verduras, legumes e frutas.
Além desses cuidados, a Imed pode te ajudar na saúde do seu bebê, com profissionais preparados para prestarem o melhor atendimento que você merece! Entre em contato conosco e saiba mais!