Como saber se minha imunidade está baixa? – CLÍNICA IMED SAÚDE

Como saber se minha imunidade está baixa?

Como saber se minha imunidade está baixa

O nosso corpo naturalmente costuma nos enviar sinais quando algo não está bem. No entanto, devido ao ritmo acelerado de vida que muitos de nós temos, não prestamos atenção nestes sinais. Se você já se perguntou: “como saber se minha imunidade está baixa?” E não sabe ao certo a resposta, continue lendo que nós iremos te ajudar! Boa leitura!

Primeiro, é importante entender como funciona o nosso sistema imunológico.

E a função dele é proteger nosso corpo da invasão de agentes causadores de doenças, como vírus, bactérias e fungos.

Para desempenhar essa função, contamos com o trabalho de órgãos como o baço, a medula óssea e o intestino, além de células específicas que circulam pelo nosso sangue, como os linfócitos, neutrófilos, basófilos, macrófagos, entre outras.

Essas moléculas são capazes de identificar quando um micróbio ou corpo estranho entra em contato com nosso organismo, e imediatamente dão início a uma resposta de proteção, capturando e destruindo os invasores nocivos.

Importante destacar que alguns desses mecanismos de defesa já estão presentes em nosso organismo desde o nascimento, enquanto outros são adquiridos ao longo da vida. Quando entramos em contato com determinados micro-organismos e nos recuperamos de uma doença ou quando somos vacinados.

Em certos momentos da vida, nosso organismo pode ficar fragilizado, o que causa uma redução do funcionamento dos nossos mecanismos de defesa e da quantidade de células imunes. É aí que identificamos o quadro de imunidade baixa, que nos torna mais vulneráveis ao ataque de agentes causadores de doenças e infecções.

Entre os fatores que podem desencadear a redução da imunidade, podemos citar a má alimentação, o estresse, e exposição excessiva ao frio, e, ainda, procedimentos como a radioterapia e a quimioterapia, administrados no tratamento de pacientes com câncer, além de doenças que afetam o sistema imunológico, como o HIV.

Como saber se minha imunidade está baixa e como resolver o problema?

Como saber se minha imunidade está baixa e como resolver o problema

Existem alguns sinais que podem indicar que você esteja com a imunidade baixa. Veja logo em seguida quais são eles:

  • cansaço excessivo.

  • fraqueza.

  • gripes recorrentes ou persistentes.

  • infecções frequentes, como candidíase, otite ou infecção intestinal.

  • demora para se recuperar de doenças aparentemente simples, como amigdalites.

  • herpes.

  • queda de cabelo.

  • unhas quebradiças.

  • alergias.

  • dores no corpo.

  • febre e calafrios sem motivo aparente.

Dicas para manter o sistema imunológico em dia

 

Mantenha uma alimentação balanceada: Para garantir uma imunidade alta, devemos dar preferência a uma alimentação natural, livre de conservantes, ingerir pelo menos cinco porções de frutas e vegetais diariamente e procurar ter uma dieta variada.

Praticar exercícios físicos: A prática regular de atividades físicas promove o aumento da produção de linfócitos, um dos protagonistas do sistema imunológico.

Se expor ao sol: Embora o sol em excesso possa causar danos à saúde da pele, a exposição à radiação solar é necessária para que nosso organismo produza a vitamina D, que tem um papel importante para reforçar nossa imunidade. Portanto, é recomendável ficar no sol por 15 a 20 minutos por dia, expondo grandes áreas de pele, como braços e pernas.

Dormir bem: Enquanto dormimos, nosso organismo produz uma série de hormônios necessários ao bem-estar, regula o metabolismo e realiza a síntese de proteínas necessárias para restaurar músculos e tecidos.

Beber água em quantidade adequada: Existem cálculos específicos para identificar a quantidade ideal de água para o seu organismo. No caso de adultos, para cada quilo de peso corporal, devem ser consumidos 35 ml de água por dia. Assim, basta multiplicar o seu peso por 35 e chegar ao valor de mililitros que você deve beber diariamente. Por exemplo: se uma pessoa pesa 70 kg, deverá consumir 2,45 litros de água por dia, pois 70 x 35 = 2.450.

Visitar o médico regularmente: Por fim, mas não menos importante, você deve consultar o médico com certa frequência, pois ele irá pedir exames que irão mostrar como está seu sistema imunológico.

E por falar em visita o médico, você pode contar com a Imed e também com o Cartão iSaúde para ter ainda mais descontos em suas consultas e exames. Entre em contato conosco e saiba mais!