É muito provável que você já tenha ouvido falar que leite faz bem para os ossos e as articulações. Que isso acontece por causa do cálcio. Mas será que isso é mito ou verdade? Continue lendo para descobrir!
Em primeiro lugar temos que deixar bem claro que não existe nenhum alimento mágico que evita a deterioração dos ossos e qualquer doença relacionada.
Porém, um estudo sugere que, para algumas pessoas, beber leite pode realmente ajudar os ossos e retardar a progressão de doenças que o envolvam.
O consumo de laticínios tem sido reconhecido como um fator importante na saúde óssea, diz o autor do estudo e professor assistente de Harvard Bing Lu, MD:
“O leite contém muitos dos nutrientes que são necessários diariamente, incluindo cálcio, fósforo e proteína, e é fortificado voluntariamente com vitamina D.”
A pesquisa mostrou que beber leite pode reduzir a perda óssea e diminuir o risco de fraturas ósseas, por isso faz sentido que também possa ajudar a reduzir a perda da cartilagem protetora que conecta nossos ossos e articulações – a principal causa da osteoartrite.
Bing Lu e seus colegas recrutaram mais de 2.000 pacientes com osteoartrite de joelho e monitoraram a ingestão de laticínios por quatro anos.
E descobriram que, pelo menos para as mulheres, quanto mais leite desnatado e sem gordura bebiam por semana, menos a artrite progredia.
No entanto, duas observações: os homens não colheram os mesmos benefícios – sua artrite progrediu da mesma forma, independentemente do que eles beberam.
E mesmo para as mulheres, apenas o leite teve efeito positivo.
O consumo de queijo na verdade aumentou na progressão da doença, enquanto o consumo de iogurte não teve impacto significativo.
Então, o leite faz bem para os ossos e as articulações?
Talvez você tenha notado até agora que não existe uma resposta exata para essa pergunta. Leite faz bem para os ossos e as articulações? De acordo com a pesquisa que acabamos de ver: depende! Para mulheres, teve efeito positivo. E para homens, um efeito nulo.
Para dar um pouco mais de luz a esta questão, em 1997 uma pesquisa feita pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, acompanhou 77 mil enfermeiras por dez anos.
E não encontraram nenhuma diferença significativa no número de fraturas de braços entre as participantes que bebiam um copo de leite por semana ou menos e aquelas que ingeriam dois ou mais.
Já em 2015, um grupo de pesquisadores da Nova Zelândia revisou, combinou e reanalisou 15 estudos deste tipo. E descobriu que durante dois anos registou-se um aumento na densidade mineral óssea, mas após esse período o crescimento parou.
Conclusão: se você toma leite pensando que seus ossos ficarão mais fortes, principalmente se você for homem, pode estar enganado. E se você for mulher, seus ossos podem ter um aumento na densidade, mas por pouco tempo.
Se você quer cuidar bem dos seus ossos, sugerimos que visite um reumatologista e um nutricionista. Esses profissionais irão te orientar da melhor forma possível.
E sabe o que é melhor? Você pode encontrá-los aqui na Imed! E melhor ainda: além de preços acessíveis, você consegue descontos exclusivos com o Cartão iSaúde. Não deixe sua saúde para depois, entre em contato conosco agora mesmo!