Sabemos que o Novembro Azul é uma campanha que tem por principal objetivo conscientizar a todos os homens que precisam cuidar de sua saúde, principalmente no que diz respeito à prevenção ao câncer de próstata. Mas quais exames eu devo fazer, muitos homens perguntam-se. E nós iremos falar sobre isso, neste artigo. Continue lendo para saber mais!
Como acabamos de dizer, o Novembro Azul tem como principal objetivo conscientizar os homens sobre o câncer de próstata. Mas vai um pouco além disso.
A campanha também tem por incentivo fazer com que o homem cuide da sua saúde de forma geral. Pois sabemos que o homem tem um costume de ir bem menos ao médico e cuidar de sua saúde, se comparado com as mulheres.
Muito bem, além dos exames envolvendo o câncer de próstata, os quais também citaremos aqui, queremos compartilhar com você outros tipos de exames que o homem pode e deve fazer, não apenas durante a campanha do Novembro Azul, mas sempre que possível e necessário.
Um dos primeiros exames que você, homem, pode fazer é o exame de sangue. O exame de sangue tem um papel importantíssimo na hora de verificar a saúde. Muito realizado nas épocas de Novembro Azul, ele é ótimo para rastrear o câncer de próstata em homens assintomáticos. Geralmente, é um dos primeiros exames a serem realizados.
Para que os resultados sejam mais eficazes, o exame de sangue é realizado com o paciente ainda em jejum. O jejum mínimo é de 8 horas.
Outro exame bem importante é o exame de urina. O exame de urina é um dos testes laborais mais comuns realizados durante o Novembro Azul. Coletado de maneira rápida e pelo próprio paciente, visa observar as células, bactérias e possíveis cristais que possam estar presentes.
Mais alguns exames que você pode e deve fazer durante o Novembro Azul
Depois de falarmos sobre os exames gerais, vamos agora citar os exames para diagnosticar doenças graves, como câncer de próstata. São exames mais assertivos. Eles são os seguintes:
PSA
O exame PSA determina a quantidade da proteína Antígeno Prostático Específico (ou PSA), produzida pela próstata. Quando se encontra em níveis muito altos, pode significar câncer ou alguma outra doença, não necessariamente maligna, mas que precisa de tratamento.
PSA 2
O PSA2 serve para diferenciar a hiperplasia benigna da próstata do câncer de próstata de fato. Quando os níveis indicam menos de 25%, possivelmente trata-se de hipertrofia benigna.
P2PSA
Esse exame faz parte do grupo dos exames do PSA. Ele tem se mostrado muito promissor, já que estudos mostraram que as elevações de P2PSA estão relacionadas ao tumor.
PHI
Conhecido também como Índice de Saúde da Próstata, o PHI é utilizado para calcular o PSA total, o PSA livre e também o P2PSA. Segundo estudos clínicos, esse exame possui uma sensibilidade de 90% no diagnóstico do câncer de próstata.
Prolaris
O teste Prolaris é um teste genético recente e desenvolvido para prever, além do câncer, a sua agressividade e demais condições clínicas variáveis. Ele oferece também avaliação de risco personalizada, como chances de mortalidade da doença e risco de desenvolver metástase.
Como você notou, são muitos exames que podem te ajudar a cuidar melhor da sua saúde. E por falar em exame, você pode contar com a Imed para realizá-los! Além de uma equipe de alto nível, você tem direito a descontos exclusivos com o Cartão iSaúde. Entre em contato conosco e saiba mais!