O que é mamografia e a partir de que idade devo fazer?

O que é mamografia e a partir de que idade devo fazer

Quando falamos em câncer de mama, estamos falando do tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil e no mundo. Para se ter uma ideia, estima-se que a cada 100 mil mulheres, 62 terão esse tipo de câncer. Mas os números de mortes podem ser minimizados com algumas medidas preventivas, como é o caso do exame de mamografia. Mas se você se pergunta: “o que é a mamografia e a partir de que idade devo fazer?”, este post é pra você. Continue lendo para saber mais!

Vamos começar com o que é a mamografia. Por mais que muitas pessoas saibam (talvez você seja uma dessas pessoas) é sempre bom explicarmos e deixarmos bem clara a definição.

A mamografia ou mastografia é um tipo de raio-x realizado em um aparelho chamado mamógrafo, que comprime a mama e gera imagens de alta qualidade capazes de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama.

A compressão da mama é necessária para que o tecido da glândula mamária seja adequadamente espalhado e eventuais nódulos e microcalcificações revelem-se e o exame seja efetivo.

Algumas mulheres têm receio da mamografia por causa do medo da dor que o exame pode causar. O eventual desconforto que pode acontecer é totalmente suportável.

E não deve ser uma barreira para que as mulheres deixem de fazer o exame, pois ele é fundamental para a obtenção de um diagnóstico ainda em fase inicial da doença.

Os números de mortes podem ser minimizados e melhores tratamentos podem ser programados caso a doença seja identificada na fase inicial, quando ainda não apresenta nódulos palpáveis ou mudanças nas mamas.

Nessa fase, as lesões ainda são muito pequenas e quase todas só serão identificadas nos exames de imagem.

A partir de que idade devo fazer a mamografia?

Essa é uma dúvida bem comum entre as mulheres e talvez também seja a sua: a partir de que idade devo fazer a mamografia?

Todas as mulheres devem iniciar a realizar mamografia aos 40 anos segundo as orientações da Sociedade Brasileira de Mastologia.

Devo fazer o exame mesmo sem estar sentindo nada? Sim!

A mamografia tem o objetivo de identificar lesões bem pequenas que não são sentidas ao toque, como já mencionamos antes.

Para esses exames realizados na busca de achados sem sintomas chamamos de rastreio. O rastreio das mamas para as mulheres da população geral deve ser realizado anualmente a partir dos 40 anos.

E para as mulheres que apresentam alto risco para o câncer de mama, são aplicadas estratégias e modalidades de imagem adaptadas, diferentes da realizada na população geral.

Podemos dizer que mulheres de alto risco para desenvolver o câncer de mama são aquelas que:

  • tenham parentes de primeiro grau (mãe, irmãs ou filhas) com histórico de câncer de mama antes dos 45 anos ou com histórico de câncer de mama bilateral ou câncer de ovário.

  • tenham parentes de primeiro grau com câncer de mama em homem (irmão, pai ou filho).

  • foram submetidas a tratamento de câncer de tórax.

  • tenha diagnóstico de alguma mutação genética, como exemplo a mutação do gene BRCA que ficou popularmente conhecido após a atriz Angelina Jolie ter detectado essa mutação.

Agora que você já sabe o que é a mamografia e a partir de que idade deve fazer o exame, se você já tem idade, procure a Imed! Nós temos uma equipe pronta e especializada para te ajudar. Além disso, também temos o Cartão iSaúde que te proporciona descontos exclusivos! Entre em contato conosco e saiba mais!

Contato

WhatsApp:
(15) 99102-3441
Telefone:
(15) 3234-9410
E-mail
contato@clinicaimed.com.br
rh@clinicaimed.com.br

Facebook