Existem tantas doenças oficializadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que a grande maioria das pessoas não conhece todas. Porém, hoje, queremos falar de uma específica. Você sabe o que é cancro? Já ouviu falar deste termo em algum lugar? Continue lendo, pois nós iremos compartilhar com você mais detalhes!
O cancro é uma doença complexa que pode afetar vários órgãos e tecidos do corpo. Ele se caracteriza pelo crescimento descontrolado de células anormais que podem invadir outros tecidos e órgãos, formando tumores malignos.
Estamos falando de uma doença que pode ter várias causas, incluindo fatores genéticos, hábitos de vida ruins e exposição a substâncias tóxicas. Além disso, o envelhecimento natural do corpo também pode aumentar o risco de desenvolver cancro.
Conheça alguns tipos de cancro
O tipo de cancro é definido pela parte do corpo onde se localiza o tumor primário. Por exemplo, se o tumor primário se localiza na próstata e se estende a outros órgãos, continuará a chamar-se “cancro da próstata” e não cancro do rim ou do fígado, ainda que se tenha propagado a esses órgãos.
Assim, existem quatro tipos de cancro bem diferenciados em função do tecido em que têm origem:
Carcinoma
Este tipo de tumor é o mais comum, representando 80% dos cancros. Entre eles encontram-se o carcinoma do pulmão, mama, cólon, próstata, pâncreas, bexiga ou estômago, e formam-se à superfície dos órgãos (células epiteliais). Existem vários subtipos de carcinoma, incluindo o adenocarcinoma, o carcinoma das células basais, o carcinoma de células escamosas e o carcinoma de células transicionais.
Sarcoma
O sarcoma forma-se no chamado tecido conectivo ou conjuntivo (músculos, ossos, cartilagem ou tecido gordo). Os mais frequentes são os sarcomas ósseos.
Leucemia
A origem da leucemia encontra-se na medula óssea, que é o tecido responsável por manter a produção de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Este tipo de cancro provoca a produção de um grande número de células de sangue anormais.
Linfoma
Os linfomas são um tipo de cancro que se desenvolve a partir de tecido linfático, que se encontra nos gânglios e órgãos linfáticos. Há dois tipos principais de linfoma: o linfoma de Hodgkin e o linfoma não-Hodgkin.
Outros cancros
Um dos outros tipos de cancro, que não se englobam nos anteriores, são os que afetam o sistema nervoso central. Trata-se de tumores localizados no cérebro e na espinal medula.
Assim, dependendo da sua origem, o cancro recebe um nome diferente. E dentro de cada categoria existem múltiplos tipos, cada um deles com prognóstico e tratamento diferentes, tendo em comum o crescimento descontrolado de células.
Quando procurar um oncologista?
Você deve procurar um oncologista se apresentar sintomas suspeitos de cancro ou se tiver histórico familiar da doença. Alguns sinais de alerta incluem:
-
Mudanças na pele, como manchas ou feridas que não cicatrizam
-
Alterações no tamanho ou forma dos mamilos
-
Tosse persistente ou mudanças na voz
-
Dor que não melhora ou persistente
-
Perda de peso sem motivo aparente
-
Alterações na digestão, como diarreia ou constipação
-
Sangramento anormal, incluindo sangramento vaginal, sangue nas fezes ou sangue na urina
Além disso, é importante fazer exames preventivos regularmente, conforme recomendado pelo seu médico. Se o resultado dos exames indicar uma possível presença de cancro, o médico poderá encaminhá-lo a um oncologista para uma avaliação mais aprofundada.
E para isso, você pode contar com a Imed! Além de excelentes profissionais, você pode ter acesso ao Cartão iSaúde, um cartão de descontos exclusivos para consultas e exames médicos na Imed! Entre em contato conosco e saiba mais!