O que faz um nutricionista? – CLÍNICA IMED SAÚDE

O que faz um nutricionista?

Quando o assunto é saúde e bem-estar, são diversos profissionais que nos ajudam a ter uma qualidade de vida melhor. E um desses profissionais é o nutricionista. Com certeza você já ouviu falar dessa profissão, mas será que você sabe realmente o que faz um nutricionista? É sobre isso que nós vamos falar nesse artigo. Continue lendo!

Antes de falar da profissão e o que faz um nutricionista, vamos entender o que é a nutrição.

A nutrição é a atividade que estuda a fundo as propriedades dos alimentos e busca soluções para promover a saúde a partir da alimentação.

É uma profissão que tem tudo a ver com vida saudável, qualidade de vida e consciência a respeito daquilo que a gente come.

O nutricionista tem a importante missão de difundir hábitos como o consumo de alimentos mais naturais. Ou seja, menos industrializados, criando assim um impacto positivo na vida diária da população.

O nutricionista é um profissional de saúde que desenvolve funções de estudo, orientação e vigilância da alimentação e nutrição, quanto à sua adequação, qualidade e segurança, em indivíduos ou grupos, na comunidade ou em instituições.

Incluindo a avaliação do estado nutricional, tendo por objetivo a promoção da saúde e do bem-estar e a prevenção e tratamento da doença, de acordo com as respectivas regras científicas e técnicas.

O nutricionista pode trabalhar em diversos setores, mas seu maior campo de atuação é na área de alimentação coletiva, desenvolvendo cardápios e refeições saudáveis em restaurantes e empresas.

O profissional da nutrição ainda pode atuar em clínicas, atendendo pacientes que buscam perder peso ou que querem seguir uma alimentação mais saudável.

É possível trabalhar na indústria de alimentos, fazendo o controle de qualidade ou desenvolvendo novos produtos. Ainda há mercado de atuação em hospitais, secretarias de Saúde, clubes e academias de ginástica que tenham nutrição esportiva.

O que faz um nutricionista no seu cotidiano?

O que faz um nutricionista no seu cotidiano

Agora que falamos o que é a nutrição e o que faz um nutricionista, inclusive sua área de atuação, queremos falar um pouco sobre sua rotina de trabalho, seu cotidiano.

Dentro das principais atribuições de um nutricionista está o diagnóstico clínico. O profissional atende pacientes de diversos quadros e, em primeiro lugar, é necessário avaliar a sua condição para fazer um diagnóstico nutricional bem detalhado da situação.

Nesse sentido, ele pode solicitar até mesmo exames laboratoriais, a exemplo de hemograma e urina, que são os mais comuns.

Quando se é da área da Nutrição Comportamental, inclusive, que considera os aspectos emocionais e sociais da pessoa, esse diagnóstico também analisa mais a fundo seu estilo de vida, contexto familiar, entre outros fatores.

A ideia é reunir o máximo de informações para traçar os próximos passos do tratamento nutricional daquele paciente.

No caso daquele nutricionista que trabalha em locais coletivos, como em restaurantes e cozinhas industriais, por exemplo, é responsável por definir o cardápio a ser servido.

Além disso, ele acompanha todo o processo de preparo das refeições e orienta os colaboradores a manipular os alimentos de forma correta.

O profissional também cuida da estocagem dos alimentos. Ou seja, define o local adequado para armazenar cada produto e verifica as condições dos equipamentos de estocagem (geladeiras, estufas etc.).

Também faz parte de seu trabalho avaliar e selecionar os fornecedores, além de fazer um controle das mercadorias recebidas, indicando data de recebimento e fornecedor. Este controle de recebimento é importante para, se necessário, rastrear a procedência dos alimentos.

Se você está procurando por um nutricionista, para te ajudar a ter uma alimentação mais saudável, e uma qualidade de vida melhor, entre em contato conosco e agende sua consulta. Nossa equipe está pronta para esclarecer todas as suas dúvidas!