Muito se tem falado sobre a covid-19, principalmente sobre os cuidados para prevenir a doença. Aqui mesmo no site da Imed já falamos também sobre os tipos de testes disponíveis para diagnosticar a doença. Além de todas essas informações que são de suma importância, algo que deve ficar claro também é o que um paciente pós covid deve fazer para cuidar de sua saúde. E é sobre isso que nós iremos falar neste artigo. Continue a leitura para saber mais!
É fato que o nível de severidade da doença em cada indivíduo tem a ver com sua alta clínica.
Ou seja, há pessoas que serão internadas por causa da covid-19, ficarão dias em UTI e vão precisar, depois, de tratamentos de recuperação, como fisioterapia respiratória e muscular, entre outros.
Mas se a pessoa ficou em casa, apresentou sintomas leves da doença e se recuperou bem, ela pode voltar às suas atividades regulares, sem cuidado adicional de saúde durante a convalescença.
A pessoa deve se certificar de que está realmente recuperada: na falta de testes para um diagnóstico laboratorial de cura, quando se verifica que não há mais o vírus no organismo, deve-se considerar a “cura clínica” indicada pelo médico que o acompanha.
Pacientes que não foram hospitalizados e não tiveram complicações da covid-19, apresentando sintomas leves da doença, devem aguardar pelo menos 14 dias a partir do início dos sintomas, para só então serem declarados “curados” e sem riscos de transmitir a doença para outras pessoas.
Veja o que um paciente pós covid deve fazer para cuidar de sua saúde
Antes mesmo de falarmos exatamente o que um paciente pós covid deve fazer para cuidar de sua saúde, queremos destacar os principais sintomas que um paciente apresenta depois de contrair o vírus:
-
Fadiga
-
Falta de ar
-
Dores de cabeça
-
Dores musculares
-
Queda de cabelo
-
Perda de paladar e olfato (temporária ou duradoura)
-
Dor no peito
-
Tontura
-
Tromboses
-
Palpitações
-
Depressão e ansiedade
-
Dificuldades de linguagem, raciocínio e memória
Mal-estar e queixas como dores de cabeça e perda de olfato tendem a se resolver sozinhos. Agora, se o incômodo é intenso, o ideal é procurar atendimento médico. É possível conter os danos e procurar ajuda profissional antes que algo pior aconteça.
Talvez você possa pensar que é exagero, mas a iniciativa Coalizão Covid-19 Brasil acompanhou cerca de mil indivíduos internados e concluiu que até 17% tiveram que ser hospitalizados novamente tempos depois – e 7% morreram até seis meses depois da alta.
Os dados são preliminares, e ainda não foram publicados em periódicos científicos.
Para se livrar do coronavírus, o sistema imunológico desencadeia um processo inflamatório, que se torna exacerbado demais em uma parcela de pessoas.
São as vítimas da chamada “tempestade inflamatória”, fenômeno que envolve a liberação de substâncias, como citocinas, com potencial para lesionar órgãos e tecidos.
Mesmo passando essa fase crítica que pode ser mais agressiva para uns do que para outros, você não pode baixar a guarda.
Principalmente se apresentar alguns sintomas dos quais falamos em outro artigo com o nome de “Qual médico é indicado para o tratamento da covid?” Neste artigo nós falamos qual médico procurar no começo da doença e no pós covid também.
Concluindo: Procure sempre por ajuda profissional. Por isso, conte com a Imed! E se você tiver o Cartão iSaúde, tem direito a descontos exclusivos! Entre em contato conosco e saiba mais!