Ortodontia (aparelhos). Você sabia que pode realizar o seu tratamento completo na IMED Saúde? – CLÍNICA IMED SAÚDE

Ortodontia (aparelhos). Você sabia que pode realizar o seu tratamento completo na IMED Saúde?

Ortodontia

Ortodontia (aparelhos). Você sabia que pode realizar o seu tratamento completo na IMED Saúde?

Sim, na Imed você pode ter um tratamento ortodôntico completo! Desde uma simples avaliação até o uso de manutenção de aparelhos. Continue lendo para saber mais detalhes!

Para começar, vamos entender o que é a ortodontia. A ortodontia é uma especialidade da odontologia que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.

E ao contrário do que muitos pensam, isso não é apenas uma questão de estética, ou seja, não estamos apenas falando em ter “dentes bonitos”.

Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.

Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Muitas coisas, não é mesmo?!

Além disso, como já falamos, dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência. Algo que pode ser irrelevante para alguns, mas mexer de forma negativa com o psicológico de outros.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.

O especialista neste campo é chamado de ortodontista. Os ortodontistas precisam fazer um curso de especialização, além dos cinco anos do curso regular de odontologia.

Voltando a falar da ortodontia, ela não tem apenas uma função corretiva, ou seja, quando há a necessidade de corrigir problemas de oclusão e posicionamento.

A ortodontia também pode ser preventiva, evitando que o paciente precise usar aparelho fixo no futuro ou passe por procedimentos intensos, como extração de um dente.

Veja como saber se você precisa da ortodontia e talvez até mesmo de aparelhos

Somente seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico e se irá precisar usar aparelhos.

Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você.

Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico:

  • Sobremordida, algumas vezes chamada de “dentes salientes”: este problema é caracterizado por um excesso vertical da região anterior da maxila e/ou uma sobre-erupção dos dentes dessa região. Nos casos de sobremordida, os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas mastigatórios. Os dentes inferiores podem, inclusive, estar tocando no palato e na gengiva do arco superior.

  • Mordida cruzada anterior: uma aparência de “bulldog”, quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.

  • Mordida cruzada: ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.

  • Mordida aberta: espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.

  • Desvio de linha mediana: ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.

  • Diastema: falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.

  • Apinhamento: ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.

Se identificou com algum desses problemas? Então, agende uma consulta conosco! Além de preços acessíveis, você tem direito a descontos exclusivos com o Cartão iSaúde. Entre em contato e saiba mais!