Pediatra: confira a importância desse médico e informações que podem te auxiliar – CLÍNICA IMED SAÚDE

Pediatra: confira a importância desse médico e informações que podem te auxiliar

clínica pediatra em Sorocaba

Pediatra: confira a importância desse médico e informações que podem te auxiliar

É muito provável que você saiba o que é um médico pediatra. Mesmo que você não tenha filhos, você já foi criança e precisou dos serviços desse profissional. Mas continue a leitura, pois iremos compartilhar com você algumas informações importantes.

O papel do pediatra vai muito além do atendimento da criança, se estendendo a uma relação íntima e de empatia com toda a família.

Lembrando que empatia não é a mesma coisa de simpatia, mas significa afinidade. E esta é muito importante para a construção do relacionamento entre o pediatra e a família.

É por isso que escolher um pediatra é uma das maiores e mais importantes decisões que os pais tomam antes do bebê nascer. Isso mesmo, o pediatra começa a cuidar da criança antes mesmo dela nascer.

Vários estudos têm mostrado que as consultas antes e logo após o nascimento do bebê conseguiram reduzir a mortalidade materna e do recém-nascido.

A consulta é um momento para fazer um vínculo entre o médico e os pais. Sendo assim, é essencial que a família sinta confiança no médico e faça uma boa escolha, afinal, esse é o profissional que vai acompanhar a saúde e o crescimento do seu filho.

É importante, também, que o pediatra se informe sobre o estado de saúde do bebê e as intercorrências da gravidez, para se preparar e promover um cuidado personalizado para seu futuro paciente.

Esse profissional é quem será responsável pela saúde e desenvolvimento do pequeno, estando presente em seus momentos e evoluções mais importantes.

O pediatra saberá cuidar, com propriedade e conhecimento, da saúde dos recém-nascidos, crianças e adolescentes. Afinal, somente ele é capaz de detectar problemas de desenvolvimento precocemente e, claro, cuidar de outras condições que acometem as crianças.

Como escolher o melhor pediatra para o seu filho(a)


Como escolher o melhor pediatra para o seu filho

Agora que você já sabe muitos detalhes sobre o pediatra e sua função, chegou o momento de mostrarmos a você como escolher o profissional ideal para seu filho ou filha.

A primeira dica que queremos compartilhar com você, pai e/ou mãe, é que deve haver um planejamento.

Como já dissemos aqui, o ideal é que a busca pelo pediatra se inicie antes do nascimento do bebê, preparando os pais para os primeiros cuidados e desafios dos primeiros dias de vida.

A segunda dica é fazer uma pesquisa. Você deve conferir se o profissional escolhido está devidamente certificado e, se possível, se é bem avaliado.

Não se esqueça de orientar-se da disponibilidade do profissional por telefone em caso de urgências, o local de atendimento, a viabilidade da agenda do mesmo com os seus horários e encaixe em doenças agudas do seu filho(a).

Recomendações de pessoas próximas são muito valiosas. Na dúvida, agende uma consulta com mais de um profissional e, após conhecê-los, decida-se.

A terceira dica é para você que tem um filho ou filha com uma idade onde ele ou ela possa fazer algumas escolhas.

Se este for o caso, peça pela opinião da criança após a consulta. Veja se ela se sentiu confortável e segura com o profissional, e deixe claro o quanto esses sentimentos são importantes para manter uma boa relação com o médico.

Esperamos que essas dicas ajudem você a encontrar um pediatra ideal para cuidar da saúde do seu filho(a)!

A Imed possui diversos especialistas em saúde e o pediatra é um deles! Além de um preço justo, você consegue descontos exclusivos por meio do cartão de descontos iSaúde. Fale conosco e saiba mais!