Prótese e implante dentário: entenda as diferenças – CLÍNICA IMED SAÚDE

Prótese e implante dentário: entenda as diferenças

Prótese e implante dentário

Prótese e implante dentário: entenda as diferenças

Um sorriso bonito é algo que todos desejam, não é mesmo? Por isso que a falta de um ou mais dentes pode prejudicar a autoestima, abalando o estado emocional da pessoa. Além disso, também traz prejuízos na fala e na mastigação. Mas para resolver esse problema existe a prótese e implante dentário. E é sobre eles que iremos falar neste artigo! Boa leitura!

Vamos começar com uma pequena introdução falando qual a diferença entre prótese e implante dentário.

As próteses são usadas para solucionar problemas causados pela falta de dentes. Já o implante dentário ocupa o espaço vazio presente na boca do paciente.

Para saber qual o melhor para o seu caso específico, é necessário fazer uma avaliação com um profissional para escolher qual componente vai ser colocado.

E esse profissional você pode encontrar aqui na Imed Saúde!

Mas calma, não saia do artigo ainda, pois temos mais informações importantes para compartilhar com você!

Voltando a falar da prótese, ela pode ser de 3 tipos diferentes: fixa, móvel ou de silicone. Entenda as diferenças entre cada uma delas a seguir.

Diferenças entre as próteses dentárias

Diferenças entre as próteses dentárias

Prótese fixa: usada quando o paciente perde poucos dentes.

Prótese móvel: mais conhecida como dentadura, é aconselhável para casos em que a pessoa perdeu vários dentes. Por ser removível, tem a vantagem de facilitar a higienização.

A prótese móvel ainda pode ser dividida entre total removível – também classificada em: convencional, overdenture e protocolo – e a parcial removível.

No caso da convencional é para quem não possui nenhum dente na boca, diferente dos outros dois tipos que precisam de, pelo menos, dois e quatro implantes para segurar a prótese.

Enquanto que para colocar a parcial removível, os dentes restantes na boca precisam estar em bom estado, pois servirão de base para a prótese.

Prótese de silicone: indicada para casos em que a pessoa não tem nenhum dos dentes, assim como o implante dentário. Sendo separado em três categorias: implante unitário, implante com prótese protocolo e implante com prótese overdenture.

Mas afinal, qual é a diferença entre prótese e implante dentário? É o que nós vamos te dizer logo a seguir!

Diferenças entre prótese e implante dentário

Como vimos até agora, a prótese e o implante possuem a mesma função, ou seja, preencher os espaços da boca pela falta de dentes.

Porém, apresentam algumas particularidades. Diante disso, as principais diferenças entre prótese e implante dentário são:

  • a prótese é usada para substituir a coroa

  • o implante traz uma nova raiz por meio de pinos colocados no osso

  • o valor muda de um para o outro

  • a prótese possui mais variações

Se você está com falta de dentes em sua boca é certo que você precisa de um dos dois: ou implante dentário ou uma prótese. Mas como dissemos antes, a pessoa ideal para indicar qual a melhor opção para o seu caso específico é o dentista.

E aqui na Imed além de dentista, também oferecemos os serviços de prótese e implante dentário. Entre em contato conosco que nós ficaremos felizes em poder ajudar!

Além disso, na Imed você pode contar com o Cartão iSaúde, um cartão de descontos para consultas e exames nas nossas unidades. Fale com a nossa equipe e saiba mais!