Qual a função do oftalmologista? Como ele pode me ajudar a ter uma visão melhor? – CLÍNICA IMED SAÚDE

Qual a função do oftalmologista? Como ele pode me ajudar a ter uma visão melhor?

Qual a função do oftalmologista

Qual a função do oftalmologista? Como ele pode me ajudar a ter uma visão melhor?

Você sabe qual a função do oftalmologista? Sabe como este profissional pode ajudar você a ter uma saúde melhor? A resposta para estas e outras questões você encontrará logo a seguir. Tenha uma ótima leitura!

De uma forma bem resumida, a oftalmologia é uma especialidade da medicina que tem a função de cuidar, prevenir e tratar doenças na visão.

O especialista em oftalmologia, ou seja, o oftalmologista, é responsável por investigar e combater doenças relativas à visão e aos olhos. Além disso, é apto a realizar cirurgias e outros procedimentos nesta região.

Dentro da oftalmologia, há a possibilidade de o médico seguir se atualizando. Assim, ele pode atuar nas subespecializações oftalmológicas (glaucoma, catarata, retina, plástica ocular, transplante de córnea, etc.).

Muitas pessoas confundem o oftalmologista com o oculista. Ambos são profissionais que se complementam, mas não são a mesma coisa.

Como acabamos de dizer, de modo geral, o oftalmologista é o médico responsável por fazer os diagnósticos, prevenção, tratamentos e acompanhar as doenças relacionadas aos olhos.

Já o oculista é um profissional especializado em interpretar corretamente as receitas passadas pelo oftalmologista, produzir, consertar e cuidar da manutenção das lentes e dos óculos.

Podendo também orientar os melhores tipos de lentes e armações para cada caso.

Você sabia dessa diferença?

Voltando a falar do oftalmologista que é o foco do nosso artigo, vamos citar as doenças que esse profissional trata.

O médico oftalmologista é apto a corrigir tanto distúrbios que afetam a visão e prescrever medicamentos, quanto orientar nos tratamentos e procedimentos cirúrgicos que forem necessários.

Condições como astigmatismo, estrabismo, miopia, catarata, glaucoma e retinopatia diabética são comumente diagnosticadas pelo oftalmologista.

Qual a função do oftalmologista e quando você deve procurá-lo

Qual a função do oftalmologista e quando você deve procurá-lo

Muito bem, após falarmos sobre qual a função do oftalmologista, vamos te dizer quando você deve procurá-lo.

A consulta ao oftalmologista deve ser incluída na sua agenda de saúde, mesmo que você não apresente sintomas ou alterações na visão, visto que há doenças oftálmicas que são imperceptíveis em suas fases iniciais.

Por isso, é preciso ter um cuidado preventivo com seus olhos.

Além das visitas regulares, é importante se consultar em casos de:

  • dificuldade para enxergar

  • sensação de cansaço visual

  • dores de cabeça e na região ocular

  • desconforto, vermelhidão e coceira nos olhos

  • mais de um ano desde a última consulta

  • manchas ou flashes de luz estranhos

  • dificuldade para distinguir cores

  • visão instável, ou seja, em um minuto você vê claramente e, em outro, ela embaça.

Além disso, é recomendado procurar o oftalmologista quando há casos na família de doenças oftalmológicas, já que muitas são hereditárias. Portanto, é preciso começar a realizar um acompanhamento ocular desde cedo.

Na primeira consulta, o oftalmologista faz uma avaliação e, a partir disso, define e orienta o paciente sobre a frequência em que o acompanhamento deverá ser realizado.

Ou seja, de quanto em quanto tempo devem ser realizados os atendimentos. A periodicidade dependerá da existência ou não de doenças oftalmológicas ou sistêmicas, dos tipos e da gravidade delas.

Um dos objetivos de se consultar periodicamente é o de prevenir a cegueira e outras enfermidades, como, por exemplo, a diabetes.

Portanto, é um acompanhamento que contribui para a manutenção da saúde integral.

Quando foi a última vez que você marcou uma consulta com o oftalmologista?

A Imed conta com profissionais de primeira. E sabe o que é melhor? Você não precisa desembolsar uma fortuna. E de quebra, com o cartão iSaúde, você consegue descontos exclusivos. Fale conosco agora mesmo e saiba mais detalhes!