Qual médico é indicado para o tratamento da covid? – CLÍNICA IMED SAÚDE

Qual médico é indicado para o tratamento da covid?

Qual médico é indicado para o tratamento da covid

Já faz mais de um ano que a pandemia do coronavírus afetou todo o mundo. Mas ainda assim existem novas coisas sendo descobertas e muitas dúvidas. Uma delas é qual médico é indicado para o tratamento da covid? E é sobre isso que nós iremos falar neste artigo. Continue lendo para saber mais!

Como acabamos de falar, mesmo com muitos estudos ainda pouco se sabe sobre a covid-19. Porém, é consenso entre os especialistas que o coronavírus provoca uma doença sistêmica.

Ou seja, ele não afeta apenas os pulmões — mas o corpo como um todo. Órgãos como coração e rim podem ficar com sequelas — além dos sistemas nervoso central, hematológico, imunológico e gastrointestinal.

Ao contrário do que muitos pensam, a covid-19 não é uma doença respiratória, mas sim infecciosa. E os infectologistas dizem que o coronavírus tem capacidade de alterar vários sistemas do organismo.

Talvez a essa altura você já tenha percebido que não basta apenas um especialista para o tratamento da covid.

Depois do contágio e da recuperação, ainda que o quadro tenha sido leve, é importante procurar especialistas para realizar um check-up e ter certeza de que está tudo bem.

Principalmente se restarem ou aparecerem sinais que podem estar ligados à doença. Até porque estudos indicaram que a covid-19 é capaz de deixar mais de 50 sintomas a longo prazo em cerca de 80% dos infectados.

Os principais sintomas são: fadiga, dor de cabeça, distúrbio de atenção, queda de cabelo, problemas digestivos, risco de trombose, diarreia e vômito.

Em casos onde os pacientes foram assintomáticos, não há frequência de sintomas pós covid-19. Mas pacientes que tiveram quadros leves, moderados e graves, sim.

Qual médico é indicado para o tratamento da covid? Depende!

Qual médico é indicado para o tratamento da covid

No início da doença, um clínico geral pode perfeitamente diagnosticar a covid-19 por intermédio de testes e exames. Inclusive, temos um artigo aqui em nosso blog falando sobre os diferentes tipos de testes que realizamos na Imed. Clique aqui para conferir quais são eles.

Agora, dependendo dos sintomas que ficaram no pós covid (se é que ficaram) é que você vai procurar um especialista para tratar destes sintomas específicos.

Por exemplo, se o que persistiu foi a falta de olfato e paladar, o médico mais indicado é o otorrinolaringologista.

No caso de desconfortos abdominais, um gastroenterologista. Se foi dor de cabeça, um neurologista. Porém, se os sinais forem muito graves, é aconselhável procurar o pronto-socorro.

Entre os sinais mais alarmantes, estão: dor de cabeça, vômito, dor no peito, desmaio, dor abdominal intensa, febre, falta de ar e dor torácica. No caso de sintomas persistentes, ou seja, que não passam com o uso de medicamentos, o caminho é procurar o especialista.

O trabalho a ser feito é confirmar a sequela, determinar o tratamento específico e se precisa de acompanhamento. Os exames solicitados vão desde o hemograma completo, tomografia do tórax e abdômen, e até os mais específicos de cada especialidade.

Se você ou alguém da sua família teve covid e ficou com algum sintoma, fale com a Imed. Além de preços acessíveis, você ainda conta com descontos exclusivos com o Cartão iSaúde. Entre em contato conosco e saiba mais!