Reumatologista: Quando procurar?

Reumatologista

Quem nunca sentiu algum tipo de dor nas costas, ombros ou joelhos? E não, não é algo comum apenas em pessoas com mais de 60 anos como muitos acreditam. Se você sente dores em algum desses lugares, talvez pense em marcar uma consulta com o ortopedista. Porém, talvez o profissional mais indicado para o seu problema possa ser um reumatologista. Continue a leitura para saber mais!

Reumatologista e ortopedista são profissionais que atuam de forma próxima e, em boa parte das vezes, até complementar.

Mas é importante conhecer bem cada especialidade para evitar perda de tempo e dinheiro, compreendendo o que é e do que exatamente trata cada especialista.

O ortopedista deve ser procurado quando ocorre um trauma ou uma torção que resulte em um quadro de dor ou o inchaço.

Por outro lado, o reumatologista é o especialista mais indicado quando os sintomas são crônicos e incluem dificuldade de movimento e indícios de inflamação.

O que é a Reumatologia?

O que é a Reumatologia

A reumatologia é a especialidade que estuda as doenças que causam dores musculoesqueléticas de origem não traumática.

Ou seja, qualquer causa de dor no corpo, incluindo músculos, ossos, articulações e que não tenham sido causadas por quedas, torções, batidas ou qualquer outro trauma.

Além disso, o Reumatologia também atua na prevenção e tratamento de doenças do metabolismo ósseo, sendo a osteoporose o exemplo mais conhecido.

As doenças reumáticas são as que mais atingem as pessoas. Estima-se que a lombalgia, por exemplo, atinja cerca de 80% da população ao menos uma vez na vida, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Nunca ouviu falar em lombalgia? Sabe aquela dor na lombar? Pois bem, essa é a lombalgia. Porém, ela não costuma durar muito tempo.

Entre os que sofrem com a lombalgia, mais de 50% acaba melhorando após a primeira semana. Já 90% dessas pessoas tem sua melhora somente depois de 8 semanas, enquanto 5% continua a apresentar sintomas mesmo após 6 meses.

Fibromialgia, artrite reumatoide, osteoporose e outras doenças reumáticas também ocorrem com frequência. E não apenas em indivíduos acima de 60 anos, como muitas pessoas acreditam e já mencionamos no início deste artigo.

Quem é o Reumatologista?

Quem é o Reumatologista

O reumatologista é o especialista que estuda as doenças de origem não traumática que causam dores musculoesqueléticas.

Isso quer dizer que ele trata as dores nas articulações, nos músculos e ossos que não tenham sido causadas em virtude de batidas, quedas e torções.

Esse profissional também atua na prevenção e no tratamento de doenças do metabolismo ósseo, como a osteoporose, por exemplo.

É importante deixar claro que o médico reumatologista atua em parceria com outros profissionais da saúde para promover um tratamento mais completo aos seus pacientes.

Além disso, atua na educação dos enfermos e familiares, provendo valiosas informações sobre como conviver com uma doença reumática crônica e ter mais qualidade de vida.

Esse cuidado inclui técnicas de prevenção de incapacidade, uso de medicamentos, dicas para recuperação de funções e para preservar o bem-estar do indivíduo na comunidade na qual ele está inserido.

Se você tem algum dos sintomas que citamos aqui, é bom pensar em procurar um reumatologista. E para isso você pode contar com a Imed Saúde! Estamos à sua disposição!