Teste PCR para covid-19 e síndromes gripais

Teste PCR para covid-19 e síndromes gripais

Existem vários tipos de testes para detectar a covid-19. E um deles é o PCR. Mas você sabia que além de ser usado para identificar a covid-19, o PCR também pode ser usado para identificar outras síndromes gripais? Continue lendo para saber mais!

Sobre os testes, cada um deles foi desenvolvido para detectar a presença do vírus ou dos anticorpos em diferentes fases da doença e, como têm diferentes custos, podem ser implantados em massa ou ser de uso mais restrito.

De acordo com o documento da Organização Panamericana da Saúde (Opas) Recomendações para Estratégias Nacionais de Testagem para Sars-CoV-2 e Capacidades Diagnósticas, as políticas de testagem de cada país devem seguir critérios como a situação epidemiológica, disponibilidade de recursos e fatores como áreas de difícil acesso.

“Todos os indivíduos que atendem à definição de caso suspeito de covid-19 devem ser testados para Sars-CoV-2, independentemente da situação de vacinação ou histórico da doença”, enfatiza a recomendação, destacando que “o teste é uma ferramenta fundamental para detectar o agente etiológico [causador da doença], entender a transmissão do vírus e orientar e monitorar as medidas de controle de saúde pública e o manejo clínico dos pacientes”.

O órgão ressalta que a testagem deve estar vinculada às outras ações de saúde pública, como atendimento clínico, isolamento de casos, rastreamento de contatos, quarentena de contatos com apoio e fornecimento de informações para as pessoas submetidas a testes.

Teste PCR também usado para síndromes gripais

Teste PCR também usado para síndromes gripais

Desde o fim do ano passado, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) emitiu uma nota técnica que orienta os profissionais de Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e de hospitais estaduais a realizarem a coleta de amostras para o teste molecular RT-PCR nas pessoas com sintomas de gripe.

Isso porque o exame é capaz de detectar não só o vírus sars-cov 2, que causa a covid-19, como os vírus influenza A e B – causadores de síndromes gripais.

A orientação da SVS aconteceu diante da epidemia de gripe que ocorreu em estados brasileiros, como o Rio de Janeiro.

A recomendação é necessária porque as amostras de RT-PCR estavam chegando em menor número no Laboratório Central (Lacen/SVS), o que acarreta menor quantidade de material analisado em busca de vírus circulantes.

Embora seja eficiente, o teste rápido antígeno aponta apenas a presença do vírus causador da covid-19. Já o PT-PCR é considerado padrão ouro pelas autoridades de saúde, já que uma amostra permite a investigação de diferentes síndromes gripais.

As análises epidemiológicas desses resultados são essenciais para a tomada de decisões assertivas sobre as medidas sociais e de saúde pública; diagnóstico, vacinas e/ou tratamentos disponíveis.

Apesar dos sintomas serem semelhantes, covid-19 e influenza devem ser tratadas de formas diferentes.

Por isso que essa medida de poder usar o teste PCR também para síndromes gripais têm ajudado a identificar qual a doença e assim iniciar o tratamento correto.

E por falar em testes, tratamentos, você pode fazer testes e tratar tanto a covid-19 quanto síndromes gripais na Imed Saúde! Além de excelentes profissionais, você consegue descontos exclusivos com o Cartão iSaúde. Entre em contato e saiba mais.

Contato

WhatsApp:
(15) 99102-3441
Telefone:
(15) 3234-9410
E-mail
contato@clinicaimed.com.br
rh@clinicaimed.com.br

Facebook