Você sabe a diferença entre os tipos de colesterol?

Você sabe a diferença entre os tipos de colesterol

Você sabe a diferença entre os tipos de colesterol?

Embora seja mais famoso pelos malefícios que provoca no organismo, você sabia que o colesterol também pode ser muito benéfico, sendo um elemento essencial para o corpo? A explicação para isso está nos dois tipos de colesterol que existem: LDL e HDL. Mas você sabe a diferença entre os tipos de colesterol? Continue a leitura para descobrir!

Colesterol é uma palavra relativamente comum entre a maioria das pessoas. Mas você sabe dizer o que exatamente é o colesterol?

O colesterol é uma gordura encontrada e produzida naturalmente no corpo humano. Entre as importantes funções que desempenha no organismo estão a produção de hormônios e de sais biliares.

O colesterol é essencial para o corpo, pois faz parte da membrana celular. Nesse sentido, é necessário para a fabricação da vitamina D e de outras substâncias fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Porém, apesar de ser classificado de duas formas distintas, na verdade o colesterol é um só.

O que muda são as chamadas lipoproteínas, composto químico presente nas membranas celulares formadas por um lipídio e uma proteína.

Inclusive, o papel dessas lipoproteínas é transportar o colesterol pela corrente sanguínea até os tecidos. Outrossim, o fígado produz as lipoproteínas de duas formas distintas: HDL e LDL.

Veja qual a real diferença entre os tipos de colesterol

Veja qual a real diferença entre os tipos de colesterol

Ambos os tipos de colesterol precisam ser encontrados no sangue para que o organismo funcione corretamente. Porém, se a quantidade de HDL estiver baixa e a LDL estiver alta, há um risco maior no desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Dessa forma, entende-se o LDL como o colesterol ruim e o HDL como o colesterol bom. O equilíbrio na presença dessas substâncias é fundamental.

Por isso, recomenda-se a avaliação periódica dos seus níveis no sangue. A seguir, entenda mais sobre as diferenças entre esses tipos.

Colesterol HDL

A sigla HDL significa High Density Lipoprotein, ou, em tradução literal, Lipoproteína de Alta Densidade. Esse composto transporta o colesterol, removendo as moléculas em excesso no sangue e nos tecidos, direcionando-as para o fígado, onde serão processadas e eliminadas pelo intestino.

Por isso, o HDL é considerado o “colesterol bom”, pois impede-se o acúmulo de gorduras nos vasos sanguíneos. Além disso, ele previne a ocorrência de doenças cardiovasculares, como, por exemplo, a aterosclerose e o infarto.

Para que desempenhe seu papel corretamente, o nível de colesterol HDL no sangue precisa estar acima de 40 mg/dL, sendo este o seu valor de referência.

Quando é necessário melhorar sua taxa, recomenda-se o consumo de abacate, castanha, amendoim, salmão e sardinha.

Colesterol LDL

O colesterol LDL, ou Low Density Lipoprotein (Lipoproteína de Baixa Densidade), tem por função transportar o colesterol do fígado e do intestino para as células e tecidos. Ou seja, faz o caminho inverso do tipo HDL.

Ainda, esse trajeto reverso tem por objetivo fornecer colesterol para a fabricação da membrana celular, vitamina D, hormônios esteroides e ácidos biliares. O problema está no excesso de LDL no sangue.

Para que seja considerado bom, o nível de LDL precisa estar abaixo de 130 mg/DL. Para os fumantes, pessoas acima do peso, com diabetes ou arritmia, o valor de referência é de, no máximo, 100 mg/DL.

Agora que você já sabe a diferença entre os tipos de colesterol, quando foi a última vez que fez um exame para checar o seu?

Na Imed você pode agendar uma consulta com o médico e este irá te solicitar o exame. Na Imed você também conta com o Cartão iSaúde, um cartão de descontos para deixar seus exames e consultas com um preço ainda mais interessante! Entre em contato conosco e saiba mais!

Contato

WhatsApp:
(15) 99102-3441
Telefone:
(15) 3234-9410
E-mail
contato@clinicaimed.com.br
rh@clinicaimed.com.br

Facebook