Você sabia que no verão devemos redobrar os cuidados com nossos olhos?

Você sabia que no verão devemos redobrar os cuidados com nossos olhos?

Aqui, no Brasil, estamos no auge do verão. Uma estação do ano que nos convida a sair de casa, passear ao ar livre em parques, ir à praia, piscina, visitar cachoeiras, entre outros programas ao ar livre. Devido ao sol que costuma ser mais forte no verão, muitos se preocupam em cuidar da pele, com o uso de protetor solar. Mas você sabia que no verão devemos redobrar os cuidados com nossos olhos? Continue a leitura para saber mais detalhes!

Ao ar livre estamos muito expostos a alguns locais e elementos que podem causar problemas aos olhos, se não forem bem cuidados.

Os olhos também sofrem com os raios solares e a constante exposição solar, e sem os devidos cuidados podem acarretar problemas na visão.

Durante o verão existe uma alta incidência de doenças como conjuntivite, síndrome do olho seco e alergias.

Ainda assim, o sol é essencial para o corpo humano, pois ele estimula a produção de vitamina D, que oferece muitos benefícios para a saúde.

No entanto, a exposição aos raios solares deve ser controlada em horários de maior pico solar, porque podem causar sérios problemas à visão, além dos apontados como insolação, câncer de pele e outros.

Além dos raios solares que são mais intensos no verão, como já mencionamos aqui, algo que você deve ter cuidado é com a água da piscina e do mar.

A água da piscina por causa de produtos químicos, como o cloro, para manter a água sempre limpa.

Esses produtos podem afetar o filme lacrimal, que é o responsável para manter nossos olhos lubrificados e saudáveis.

E a água do mar, além do sal, pode conter impurezas que, podem causar irritação, olhos vermelhos, coceira e até conjuntivite.

No verão devemos redobrar os cuidados com os olhos: veja como

No verão devemos redobrar os cuidados com os olhos: veja como

Acabamos de falar que a água da piscina e do mar podem prejudicar os olhos. Mas então como podemos nos proteger e redobrar os cuidados com os olhos?

Para evitar esse problema, proteja os olhos com óculos de natação e lave-os com água fresca após o uso da piscina.

Ainda falando em óculos, mas não de natação, os óculos escuros, ou óculos de sol. Eles também devem ser um acessório indispensável para proteger seus olhos no verão.

Não devem ser usados apenas por questão de estética, para ficar mais “elegante”. A principal função dos óculos escuros é proteger seus olhos do sol. Claro que você pode aliar óculos que tenha um design que te agrade, mas também não deve esquecer da proteção.

O recomendado é adquirir óculos em lojas especializadas, pois isso garante que a lente tenha proteção dos raios UV, evitando assim as lesões causadas pelo sol.

Sobre as lentes de contato, se você as usa, não devem ser utilizadas nas piscinas e no mar, pois a água pode estar contaminada com bactérias que causam infecções oculares, por isso o melhor é e ir para a praia ou piscina de óculos de grau ou óculos de sol com lentes de grau.

O tempo seco, com baixa umidade do ar, é outro motivo para manter sempre o cuidado com os olhos no verão.

O tempo quente e seco afeta a lubrificação de nossos olhos, deixando a superfície mais seca.

É comum, no calor, ligarmos o ar condicionado ou ficarmos expostos ao vento.

Por isso, além dos óculos escuros, o uso de colírio lubrificante ajuda a manter os olhos sempre saudáveis, mesmo em tempo seco.

Se mesmo com todos esses cuidados você tiver algum problema com seus olhos, faça uma visita ao oftalmologista o quanto antes.