20 de março: Dia Mundial da Saúde Bucal. Cuide do seu sorriso na IMED Saúde

Dia Mundial da Saúde Bucal

20 de março: Dia Mundial da Saúde Bucal. Cuide do seu sorriso na IMED Saúde

Além de 20 de março ser o Dia Internacional da Felicidade, como mostramos aqui nesse nosso outro artigo, a data também é lembrada por ser o Dia Mundial da Saúde Bucal. Continue lendo para saber mais sobre esse dia e sua importância.

Talvez você já saiba disso e pode parecer até óbvio, mas cuidar da saúde da sua boca é tão importante quanto cuidar da saúde das outras partes do corpo.

Isso porque, cuidar dos dentes não é só uma questão estética, já que muitos problemas relacionados à saúde bucal, como a cárie, se não tratados, podem impactar a saúde de todo o organismo da pessoa. Você sabia disso?

Portanto, é muito importante aprender a prevenir os problemas relacionados aos dentes, língua e gengiva para ter uma vida saudável.

Mas voltando a falar do Dia Mundial da Saúde Bucal, essa data foi criada pela Federação Dentária Internacional (FDI) em 2007.

Originalmente, o Dia Mundial da Saúde Bucal era comemorado em setembro, no entanto, após uma decisão do FDI em 2012, essa data passou a ser celebrada no dia 20 de março.

O objetivo do Dia Mundial da Saúde Bucal é alertar a população sobre a importância de ter uma boa higiene bucal e de visitar o dentista regularmente (a cada seis meses).

Além disso, essa data também foi criada para mostrar às pessoas que a saúde bucal tem grande impacto na vida de todos.

Isso porque, os dentes, a gengiva, a língua e a mucosa bucal são estruturas que impactam diretamente na fala, na alimentação e na saúde como um todo.

Conheça os principais problemas bucais

Conheça os principais problemas bucais

As doenças bucais atingem a maioria da população. Só a gengivite, por exemplo, afeta um a cada dois adultos, de acordo com um estudo publicado no Journal of Dental Research.

Confira a seguir quais são as doenças bucais mais prevalentes entre a população:

  • Cáries.

  • Gengivite.

  • Câncer de boca.

  • Candidíase oral (também conhecida como “sapinho na boca”).

  • Macroglossia (também conhecido como língua grande).

  • Aftas.

  • Língua geográfica.

  • Língua preta pilosa.

Algumas dessas condições podem se manifestar devido a um problema em outra parte do organismo da pessoa. Por exemplo: uma das causas da macroglossia pode ser o hipotireoidismo.

Já a afta e a língua geográfica podem estar ligadas a deficiências nutricionais.

Dia Mundial da Saúde Bucal: veja como cuidar melhor dos seus dentes e boca

Cuidar da saúde bucal não é difícil, e com a adoção de pequenos hábitos no dia a dia é possível ter uma boca saudável e prevenir várias doenças.

Para cuidar bem da sua saúde bucal você deve:

  • Escovar os dentes após as principais refeições.

  • Usar fio dental.

  • Usar enxaguante bucal.

Além disso, a alimentação também pode afetar a saúde da sua boca. Por isso, procure ter uma dieta balanceada e evite ingerir alimentos e bebidas com muito açúcar. Também é importante não consumir álcool em excesso.

Fumar também pode causar muitos prejuízos à saúde como um todo, portanto, se você tem esse hábito, procure ajuda para parar de fumar.

Quem quer ficar longe dos problemas bucais, e de outras doenças que podem estar relacionadas a eles, também precisa fazer visitas periódicas ao dentista.

E por falar em dentista, você pode encontrar profissionais de alto nível aqui na IMED Saúde! Além disso, temos o Cartão iSaúde que te proporciona descontos exclusivos. Entre em contato conosco e saiba mais!

Contato

WhatsApp:
(15) 99102-3441
Telefone:
(15) 3234-9410
E-mail
contato@clinicaimed.com.br
rh@clinicaimed.com.br

Facebook