Câncer de pele: como prevenir e se proteger

Câncer de pele

Você sabia que a nossa pele é um órgão? E mais: a pele é o maior órgão do nosso corpo! Por essa razão precisamos cuidar muito bem da nossa pele! Não são poucas as pessoas que se expõem de forma excessiva ao sol e sem proteção, ficando suscetíveis ao câncer de pele. Por isso, neste post nós iremos falar como prevenir e se proteger dessa doença. Boa leitura!

Em primeiro lugar vamos entender o que é o câncer de pele e quais os tipos. Sim, isso mesmo. Não existe apenas um tipo de câncer de pele. Vamos falar um pouco mais sobre esse assunto já já.

Segundo dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele é mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. No entanto, é o que tem mais baixa mortalidade e altos percentuais de cura, principalmente quando diagnosticado precocemente.

A neoplasia é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele, sendo os que geralmente tem letalidade baixa chamados de carcinomas basocelulares e os espinocelulares. O tipo mais agressivo de câncer de pele é o melanoma.

Qualquer pessoa está sujeita a desenvolver câncer de pele. Porém, existem fatores que se predispõem ao surgimento. Alguns deles são:

  • pessoas com pele, olhos e cabelos claros.
  • com casos na família.
  • que possuem muitos sinais na pele, com diferentes formas, cores e tamanhos.
  • que fizeram sessões de bronzeamento artificial.
  • com exposição ao sol prolongada na infância.

O câncer de pele geralmente é assintomático, sendo assim, conhecer bem sua pele e saber em quais regiões existem pintas pode fazer toda a diferença. Além disso, é imprescindível se consultar com um médico regularmente para que ele faça o diagnóstico correto.

Algumas dicas de como se prevenir do câncer de pele

Algumas dicas de como se prevenir do câncer de pele

Atenção para esta dica: sempre que realizar a prática de esportes ao ar livre, seja em dias nublados ou no sol, quando estiver em frente ao computador, ou outra fonte de radiação, é essencial utilizar o protetor solar.

Também é importante que os cuidados sejam tomados com as crianças, pois a ação cumulativa do sol pode provocar o câncer de pele. Quanto mais cedo iniciar a prevenção, melhor!

Evite a exposição solar entre 10h e 16h e lembre-se sempre de retocar o filtro a cada duas horas, após muita transpiração e depois de sair da água.

Lembre-se também de hidratar a pele após a exposição ao sol e de cumprir sua rotina diária de cuidados. Quando for à praia, utilize bloqueadores físicos como chapéus, óculos e sombrinha para reforçar a proteção solar. Além disso, examinar a sua pele com frequência em um médico especializado é muito importante.

E falando em médico especializado, para isso você pode contar com a Imed Saúde! Além de médicos especializados para cuidar da sua pele, nós temos toda equipe de profissionais qualificados para prestar o melhor atendimento possível para você e sua família!

Além de preços acessíveis, na Imed você pode contar com o Cartão iSaúde, um cartão que te dá direito a descontos exclusivos! Entre em contato conosco que nós vamos te ajudar a cuidar da sua saúde!

Contato

WhatsApp:
(15) 99102-3441
Telefone:
(15) 3234-9410
E-mail
contato@clinicaimed.com.br
rh@clinicaimed.com.br

Facebook