Clínico Geral: 10 motivos para procurar um agora!
Você sabia que, apesar do nome, o clínico geral é um médico com especialização?
No entanto, em lugar de se qualificar para o tratamento de apenas uma parte do corpo, este profissional se especializou em clínica geral, também denominada de medicina interna.
O médico clínico geral possui um conhecimento mais amplo sobre o corpo humano e tem competência para tratar várias doenças, que não precisam de um acompanhamento exclusivo.
Além disso, vamos te mostrar mais 10 motivos para procurar um clínico geral o quanto antes. Acompanhe:
1 – Reduz o risco de autodiagnóstico
A internet nos ajuda muito quando queremos obter informações sobre determinados assuntos. Mas nem tudo que se encontra aqui é verdade ou serve para nós.
É muito comum pacientes jogarem seus sintomas no Google e se autodiagnosticar, o que pode trazer muitas consequências negativas como a automedicação e o diagnóstico incorreto. Por isso você deve sempre recorrer ao clínico geral, pois ele é o profissional adequado para te ajudar seja qual for a sua queixa.
2 – Economia
E não estamos falando apenas de economizar dinheiro, mas tempo também. Ao invés de perder tempo com diversas consultas a especialistas e exames que muitas vezes nem seriam necessários, você pode procurar um clínico geral e obter suas respostas corretas e, então, ser direcionado ao que precisa.
3 – Histórico médico
Muitas vezes o clínico geral se torna o médico da família, pois ele tem acesso a todo o histórico médico de seus pacientes. Sabendo precisamente quais são suas doenças, a causa delas e até mesmo fatores psicológicos e sociais que podem agravá-las. Assim, ele transmite mais confiança e segurança aos pacientes.
4 – Prontidão
Ter conhecimento aprofundado do corpo humano, acesso ao histórico médico e estar consciente da situação dos seus pacientes torna o esse profissional mais apto para o atendimento rápido e eficaz em casos emergenciais, diagnósticos e tratamentos.
5 – Eficiência no atendimento
Com exceção de doenças cirúrgicas, ginecológicas e obstétricas, qualquer outra pode ser tratada de maneira mais eficiente pelo clínico geral. Ele está apto a diagnosticar a doença, o tratamento ou a especialidade médica mais adequada para cada caso.
6 – Orientação nutricional
Como já falamos aqui, o clínico geral pode fazer uma avaliação do que você precisa e depois te encaminhar para um especialista. E no caso da nutrição não é diferente. Ele pode te dar algumas orientações nutricionais e se for necessário, o encaminhamento para um nutricionista.
7 – Realizar um checkup
Fazer um checkup de tempos em tempos é um dos bons hábitos que você deve ter e, para isso, o clínico geral pode ser de grande valia. Ele não apenas está habilitado para solicitar os exames que são necessários, mas também poderá interpretá-los.
8 – Aparecimento de alergias
É comum pensar logo no dermatologista quando surge alguma alergia em nosso corpo. Mas quando estiver com alguma alergia mais intensa ou diferente, é bastante recomendável procurar um clínico geral.
9 – Surgimento de qualquer sintoma
Qualquer sintoma novo que você perceber em seu corpo, deve te levar a uma visita ao clínico geral. Principalmente se for algo inespecífico ou que você não correlacione com alguma especialidade médica.
10 – Previne doenças
A realização de exames, consultas e conversas são importantes para o reconhecimento de fatores de risco, além do fato de podermos ter um diagnóstico e tratamentos precoces que podem ser mais eficientes no combate de qualquer doença.
Depois desses 10 motivos que te mostramos, não deixe de marcar sua consulta com o clínico geral. Aqui na Imed você conta com descontos exclusivos por meio do Cartão iSaúde. Entre em contato conosco e saiba mais!