Você conhece alguma pessoa ou algumas pessoas que estão em um relacionamento tóxico? É possível que essa(s) pessoa(s) podem ser vítimas das armações dos seus parceiros sem perceber. Acontece que muitos indivíduos demonstram uma habilidade de manipulação com os seus companheiros. Para explicar melhor essa situação, entenda o significado de gaslighting e como identificá-lo.
Gaslighting se trata de uma manipulação feita por uma pessoa com o intuito de controlar o parceiro. Muitas informações são distorcidas, omitidas e inventadas para que a pessoa continue o abuso psicológico na vítima. Por sua vez, a vítima convive com uma sensação de medo e insegurança em relação ao agressor.
Além de duvidar de si, o alvo desse abuso assume por completo a responsabilidade dos problemas no relacionamento. Por isso, em casos mais graves o indivíduo começa a duvidar da sua própria sanidade.
O gaslighting pode ser praticado tanto por mulheres quanto por homens em seus relacionamentos. Porém, esse comportamento abusivo é frequente entre o público masculino.
A palavra gaslighting originou-se do filme Gaslight, em português À meia luz, lançado em 1944.
O filme mostra um marido abusivo tentando convencer a esposa e os amigos de que ela é louca. Para tanto, ele manipula o ambiente ao redor, negando os comentários de que a casa está mudando.
Nos estudos a respeito do gaslighting, a psicologia esclarece que os maus tratos à vítima é uma forma de se beneficiar da situação. Ainda que o agressor seja confrontado por esse comportamento, ele vai negar ter más intenções.
Sendo uma forma de violência psicológica, o gaslighting afeta a psique da vítima por causa das constantes manipulações psicoemocionais.
Tanto que indivíduos que não conseguem romper relações abusivas possuem a autoestima frágil em razão do abuso que sofreram.
Gaslighting: como identificar e receber ajuda
Como a vítima sofre com manipulações discretas, tem dificuldades de reconhecer o abuso. Tudo porque está esgotada mentalmente e pode desenvolver sinais de uma depressão.
A vítima precisa analisar o comportamento do parceiro de forma mais racional e questionar quais emoções ele gera nela. Ficar com esse parceiro gera bem-estar, estresse, emoções boas ou ansiedade? Por isso é importante refletir.
Também é importante pensar a respeito das ocasiões em que o seu parceiro mentiu ou fez acusações falsas. Caso o número de situações de conflito seja grande, certamente a vítima está sendo agredida sem saber.
O agressor tentará mostrar como a vítima age de forma equivocada, confusa e transfere para ela a responsabilidade das suas ações.
Ele talvez até diga como a sua vítima deve se sentir em relação aos eventos ditos na conversa e por isso essa atitude também se torna duvidosa.
Uma relação saudável é marcada por uma troca dos dois lados, apoio, encorajamento e capacidade de conversar abertamente entre o casal.
Além de te fazer bem, esse tipo de relacionamento trará o melhor dos seus sentimentos, bem como vai mostrar a verdade no seu parceiro.
O amor de verdade não manipula, mas sim acolhe para que o casal se desenvolva para demonstrar o seu melhor.
Se você ou alguém conhecido sofre com o gaslighting deve buscar o apoio de pessoas queridas e de psicólogos para se recuperar.
Além de recuperar a autoestima, essa rede de apoio ajudará na recuperação do seu amor-próprio e confrontar o parceiro abusivo.
A Imed pode te ajudar a cuidar da sua saúde mental. Temos profissionais qualificados e preços justos. Além disso, com o Cartão iSaúde, você tem direito a descontos exclusivos. Entre em contato conosco e saiba mais.