Praticamente todos já ouviram falar do ginecologista e sabem que ele é o médico responsável pela saúde da mulher. Mas você sabia que ele não é o único? E tem mais: existe um médico, que não é o ginecologista e cuida de uma parte específica do corpo da mulher. Continue lendo para saber a importância do mastologista na saúde da mulher.
Em primeiro lugar, vamos esclarecer o que é a mastologia.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia – a “mastologia é a especialidade médica que estuda, previne, diagnostica e trata as doenças, alterações congênitas e adquiridas das mamas ou a elas relacionadas, promovendo e executando, à luz do que dispõe a ciência médica, os meios terapêuticos – cirúrgicos, reparadores e clínicos – necessários”.
Sem dúvida, o câncer mamário é uma parte muito importante da mastologia, no entanto existem outras doenças benignas que o mastologista também trata, como nódulos, cistos, fluxo papilar, mastites, dentre outras.
Sabemos que o câncer de mama não é uma exclusividade da mulher, que homens podem – mesmo que em um grau muito menor, se comparados com as mulheres – também ter a doença. Mas isso é bem raro.
Mas voltando a falar da mastologia, ela não se resume apenas às doenças da mama, mas também sua fisiologia (funcionamento normal), nos processos de embriogênese (formação intra útero), mamogênese (puberdade e gravidez), lactogênese (lactação) e involução (declínio da produção láctea).
Importância do Mastologista na Saúde da Mulher e Quando Procurar o Profissional
Acho que já ficou claro a esta altura a importância do mastologista na saúde da mulher. Mas você sabe quando é o momento ideal para procurar este profissional? É o que nós vamos te dizer agora!
O ideal é que você, mulher, vá ao mastologista pelo menos uma vez ao ano a partir dos 35 anos de idade.
No caso de mulheres que estejam entre o grupo de risco (acima dos 40 anos, com histórico de câncer na família e menstruação precoce ou tardia) devem começar o acompanhamento mais cedo – e, muitas vezes, mais de uma vez ao ano.
As situações ideais para que você possa procurar o mastologista, além dessas que acabamos de citar são as seguintes:
- quando sentir a presença de nódulos ou massas durante o autoexame.
- se o diagnóstico for positivo para câncer de mama – nesse caso, o ideal é procurar um mastologista para que possa ser formada uma linha de tratamento.
- em casos de ocorrência de câncer de mama em familiares – o ideal é fazer acompanhamentos com o médico mastologista com frequência desde cedo.
- no caso de tratamento de doenças mamárias.
Se você perceber muita sensibilidade e dores nas mamas, o especialista deve ser consultado.
Em casos de cirurgias plásticas nos seios – como redução ou reconstrução -, o ideal é que a intervenção seja feita com um cirurgião plástico acompanhado de um mastologista.
E mastologista você encontra na Imed! Além desse profissional, toda a nossa equipe de profissionais é capacitada para prestar o melhor atendimento para você! E de quebra você tem direito a descontos exclusivos em consultas e exames com o Cartão iSaúde! Entre em contato conosco e saiba mais!