#NovembroAzul - Pense em você

Deixe o preconceito de lado e faça a prevenção ao Câncer de Próstata.

Novembro chegou e com ele a cor azul vem para reforçar uma mensagem muito importante para todos os homens, a conscientização sobre o câncer de próstata.  O foco é conscientizar os homens da prevenção do Câncer de Próstata e desmistificar este assunto, já que muitos não gostam de conversar sobre isso e acabam não se informando sobre o cuidado.

Câncer de próstata é o tumor que afeta a prostata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele.

Uma doença que atinge principalmente homens acima de 40 anos, e que já está na segunda posição do ranking de mortes causadas pelo câncer entre homens.

Fatores de Risco
Todos os homens estão sujeitos a terem essa doença, porém existem alguns pontos que são fatores de risco e que aumentam a possibilidade do surgimento de tumores.

• Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
  • Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.
  • Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão:

• Ter uma alimentação saudável.
  • Manter o peso corporal adequado.
  • Praticar atividade física.
  • Não fumar.
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Sinais e Sintomas
O câncer de próstata pode acabar não apresentando sintomas em seus estágios iniciais, porém quando apresenta, os mais comuns são:

• dificuldade de urinar;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Exames
Para investigar os sinais e sintomas de um câncer de próstata e descobrir se a doença está presente ou não, são feitos basicamente dois exames iniciais.

• Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.
  • Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

Para confirmação do câncer é necessário a realização de uma biópsia, que retira um pedaço muito pequeno da glândula e realiza exames laboratoriais. Esse tipo de exame é indicado caso algum dos exames anteriores apresentem alterações.

fonte: www.saude.gov.br

Comentários do Facebook