Previna-se!
Durante o mês de Outubro, ocorre a campanha de conscientização sobre o câncer de mama e o câncer de colo de útero, e por isso durante todo o mês abordaremos assuntos relacionados ao tema.
Para dar início a nossa série falaremos do Câncer de Colo de Útero, uma doença que tem como seu principal agente o papilomavírus (HPV) e atinge principalmente mulheres acima dos 25 anos de idade.
Embora sua incidência esteja diminuindo, esse tipo de câncer ainda sim é o quarto mais frequente entre as mulheres, (desconsiderando o câncer de pele não melanoma), e também possui a posição de número 4 em mortes causadas por câncer no brasil entre mulheres.
Sintomas
Ficar atenta aos sintomas pode ajudar a prevenir e/ou identificar de maneira precoce a doença:
- Sangramento vaginal especialmente depois das relações sexuais, no intervalo entre as menstruações ou após a menopausa;
- Corrimento vaginal (leucorreia) de cor escura e com mau cheiro.
Nos estágios mais avançados da doença, outros sinais podem aparecer. Entre eles, vale destacar:
- Massa palpável no colo de útero;
- Hemorragias;
- Obstrução das vias urinárias e intestinais;
- Dor lombar e abdominal;
- Perda de apetite e de peso.
Diagnóstico
Caso você apresente algum dos sintomas acima procure ginecologista e o mesmo fará todas as avaliações necessárias para que seu diagnóstico seja realizado.
Lembrando que o resultado definitivo dependerá do resultado da biópsia.
A orientação e consultas regulares são um fator importante para um diagnóstico precoce.
Vacina Contra HPV
A Vacina contra HPV continua sendo a medida preventiva essencial, pois protege contra uns dos principais vírus relacionados ao câncer e é oferecida para meninas de 9 a 14 anos nas redes de atendimento do SUS.
Clique no banner e preencha o cadastro para garantir as condições especiais para você ♥
Neste mês, teremos conteúdos específicos aqui no blog sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do Câncer de Mama e o de Colo de Útero.