Saiba quais são as doenças mais comuns no inverno
Neste mês de junho o inverno começa. E apesar de ainda não ter começado, o frio já deu as caras em várias regiões do Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. E é por isso que nesse artigo nós iremos te mostrar quais são as doenças mais comuns no inverno. Continue lendo para saber mais!
O frio é ideal para programas caseiros e cenários românticos – inclusive junho, o mesmo mês que começa o inverno, é o mês dos namorados aqui no Brasil – porém é também nessa época que algumas doenças aparecem.
Gripes e resfriados podem ser recorrentes, porém há outras doenças mais comuns no inverno como a sua época de proliferação.
Isso acontece porque elas podem ser causadas por microorganismos, como vírus, fungos e bactérias, e para fugir do frio é frequente encontrar aglomerações de pessoas em locais fechados.
Isso facilita a transmissão de tais agentes. As reações alérgicas também dão as caras no inverno, isso porque em ambientes fechados é possível encontrar vários estímulos alérgicos.
Além das doenças respiratórias e alérgicas, as doenças de pele também podem ter um destaque na estação mais fria do ano.
A dermatite atópica, os eczemas e as micoses são exemplos de doenças que podem acometer a pele durante o inverno.
Isso porque, além de o clima frio gerar ressecamento da epiderme, muitas pessoas costumam tomar banho com água quente, o que provoca desidratação e afeta a barreira cutânea.
O uso de meias, por exemplo, contribui para o surgimento das micoses, principalmente se forem calçadas com os pés molhados. Afinal, a umidade favorece a proliferação de fungos.
Quais são as doenças mais comuns no inverno e como evitá-las
Antes de falarmos sobre como você pode evitar as doenças mais comuns no inverno, queremos citar uma outra doença que não é tão falada: a otite.
A otite média aguda é uma infecção que acontece no ouvido médio — espaço localizado atrás dos tímpanos — e provoca dor muito forte, diminuição da audição e secreção.
Esse problema pode ter origem viral ou bacteriana, e geralmente está associado a outras doenças, como a gripe e o resfriado.
Agora sim, sobre a prevenção das doenças!
Não é nada fora do comum, são cuidados básicos e talvez até óbvios, mas muitas vezes o óbvio também deve ser dito!
Lave as mãos
Você sabia que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), lavar as mãos é uma das práticas mais importantes quando o objetivo é prevenir doenças?
Isso porque os vírus e as bactérias estão em todas as partes, especialmente, aquelas que todos tocam — maçanetas, corrimões, cadeiras etc.
Basta tocar o rosto, os olhos ou o nariz para se contaminar. Assim, adquira o hábito de lavar as mãos, não somente antes e após as refeições.
Tenha uma boa alimentação
Os alimentos estão entre os fatores que mais influenciam a saúde. Desse modo, a adoção de uma alimentação balanceada, ou seja, rica em verduras, legumes, frutas e carnes brancas, ajuda a manter o organismo saudável, pois fortalece o sistema imunológico.
Vacine-se
Atualmente, já existem vacinas que previnem algumas das doenças de inverno — gripe e pneumonia, por exemplo. Inclusive, elas são ofertadas gratuitamente em postos de saúde.
Por isso, vale a pena apostar nessa forma de prevenção. A vacina estimula o organismo a produzir anticorpos contra essas enfermidades e, ao contrário do que muitos pensam, não trazem prejuízos à saúde.
A Imed quer te ajudar a cuidar bem da sua saúde! Por isso trabalhamos com ótimos profissionais e preços acessíveis. Além disso, com o Cartão iSaúde, você tem direito a descontos exclusivos. Entre em contato conosco e saiba mais!