Urologista: O que faz esse médico e a partir de qual idade devo procurá-lo?

Urologista

Como você já deve saber, no mês de novembro muitas instituições – inclusive a Imed – promovem a campanha Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar os homens a cuidar melhor da sua saúde. E o urologista é um profissional importante nessa tarefa. Mas o que faz esse médico e a partir de qual idade devo procurá-lo? É o que você irá descobrir lendo este post. Boa leitura!

As sociedades médicas nacionais e internacionais recomendam que os homens procurem o urologista a partir dos 50 anos ou aos 45 anos para aqueles que têm antecedente familiar de câncer de próstata.

Também para aqueles da raça negra, para prevenir esse tipo de carcinoma, o mais comum no sexo masculino, que representa cerca de 30% dos casos de câncer nesse público. Estima-se que, nos últimos anos, tenham sido 65 mil casos por ano, com cerca de 15 mil mortes anuais.

O médico urologista é o especialista que cuida de doenças relacionadas com o trato urinário tanto de homens quanto de mulheres e também do sistema reprodutor masculino.

Entre suas atividades médicas de formação estão o atendimento em consultório, o diagnóstico de doenças, a realização de cirurgias e de exames preventivos de check-up médico em homens e o acompanhamento de pacientes internados.

Esse profissional trata de problemas na próstata, no pênis, nos testículos, na bexiga, nos rins, nos ureteres, na uretra, nas adrenais e nos epidídimos. Ele cuida de diversas doenças tanto em homens como em mulheres, entre as quais podemos citar:

  • infecções

  • tumores

  • problemas de infertilidade

  • realização de transplantes renais

  • cálculos

  • fimose

  • incontinência urinária

Urologista: qual a importância desse médico especialista?

Além das coisas que já falamos aqui, o urologista tem uma grande importância, principalmente na saúde do homem, pelo seguinte motivo:

O homem vive em média 7,8 anos menos do que as mulheres, de acordo dados do Ministério da Saúde. E grande parte das doenças que atingem os homens, são problemas ligados à especialidade do urologista, como cálculo renal, câncer de próstata, câncer de pênis, câncer de testículo, disfunção erétil e a infertilidade masculina.

Mesmo com a crescente procura dos homens pelo urologista, este número ainda é menor se comparado com a preocupação e cuidados das mulheres com o seu corpo. É preciso vencer o preconceito.

Dissemos no início deste conteúdo que todo homem deve ir ao urologista a partir dos 50 anos. Mas isso não significa que homens mais jovens, mesmo sem histórico de câncer de próstata na família, não possam também ir a uma consulta com esse médico.

Homens mais jovens, que iniciaram sua vida sexual também podem visitar o urologista, já que este especialista também cuida do órgão reprodutor masculino e trata doenças relacionadas.

Você, homem, não deixe de cuidar da sua saúde. Não espere ficar doente para visitar o médico. Não espere sentir dores, desconfortos ou sinais claros de que algo em seu corpo não está bem. Vá ao médico com frequência e mantenha sua saúde em dia!

Para isso, você pode contar com a Imed! Além de excelentes profissionais e unidades bem estruturadas, também temos o Cartão iSaúde que te dá direito a descontos exclusivos. Entre em contato conosco e saiba mais!

Contato

WhatsApp:
(15) 99102-3441
Telefone:
(15) 3234-9410
E-mail
contato@clinicaimed.com.br
rh@clinicaimed.com.br

Facebook