É muito bonito ver um sorriso com dentes alinhados e bem branquinhos, não é mesmo? Se você está preocupado(a) com o seu sorriso, por causa dos seus dentes não estarem bem claros e está pensando em fazer um clareamento dental, nós iremos falar como o procedimento funciona e os mitos e verdades sobre o tema. Continue lendo para saber mais!
Ao contrário do que alguns podem pensar, o clareamento dental é um procedimento simples e pode ser feito no consultório do dentista ou até mesmo em casa, sempre após a avaliação prévia de um especialista e seguindo as recomendações adequadas. Nós temos um artigo onde falamos com mais detalhes como funciona o clareamento dental. Você pode conferir este artigo clicando aqui.
Agora, falando sobre os mitos e verdades, vamos dar início começando com um dos mais comuns: “clareamento dental danifica os dentes”. Mito!
O dente pode ficar mais sensível, mas não poroso ou enfraquecido. Isso ocorre porque os poros ou canalículos ficam abertos para que o gel clareador libere as moléculas de pigmento que estavam impedindo a luz de passar.
Porém, o procedimento não corrói o esmalte do dente e essa sensibilidade tende a diminuir após o tratamento.
“Alguns alimentos não devem ser consumidos durante o tratamento”. Verdade!
Para se obter o resultado desejado é importante tomar cuidado com alimentos que tenham corantes. Assim o café, refrigerantes à base de cola, beterraba, chocolate e chá preto podem interferir na durabilidade do tom alcançado no procedimento.
Por isso, mesmo após o tratamento, é indicado sempre tomar cuidado com o que é ingerido. É recomendado também evitar os cigarros, já que podem causar manchas nos dentes.
Conheça mais alguns mitos e verdades sobre o clareamento dental
Citamos, por enquanto, os mitos e verdades mais comuns sobre o clareamento dental. Mas queremos compartilhar mais alguns com você!
“O clareamento dental feito no consultório é mais eficaz do que o feito em casa”. Mito!
O gel utilizado no consultório é mais concentrado, por isso oferece um resultado mais rápido. Porém, quando o tratamento é feito em casa, o dente fica mais tempo em contato com o produto e acaba deixando-o mais branco por mais tempo.
Logo o ideal é mesclar os dois procedimentos, realizando as sessões no consultório e usando a moldeira em casa. Mas fique atento, esse tratamento caseiro pode ser indicado apenas pelo cirurgião-dentista.
“Qualquer pessoa pode fazer clareamento dental”. Mito!
O procedimento não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pacientes com hipersensibilidade ao medicamento, indivíduos com doença periodontal e presença de muitas restaurações estéticas e/ou retrações gengivais. O clareamento também é contraindicado para crianças de até 10 anos.
“Soluções clareadoras caseiras podem danificar os dentes”. Verdade!
Receitas caseiras que prometem clarear os dentes não devem ser usadas, pois são pouco efetivas, agindo apenas superficialmente. Fórmulas que têm bicarbonato de sódio, vinagre ou limão não são recomendadas, pois são extremamente abrasivas e prejudicam o esmalte dentário.
Esses são alguns dos mais comuns mitos e verdades sobre o clareamento dental. Se você está pensando em clarear seus dentes e não está no grupo restrito para tal procedimento, a Imed pode te ajudar!
Além de uma equipe de profissionais muito competente, nós também contamos com o Cartão iSaúde, um cartão de descontos exclusivos para suas consultas e exames! Entre em contato conosco e saiba mais!