Ensinar bons hábitos de higiene bucal para os nossos filhos é uma das melhores lições de saúde que podemos ensinar a eles. Portanto, se você quer aprender mais sobre como cuidar da saúde bucal de crianças pequenas, continue lendo!
A maioria dos dentistas recomenda que as crianças devam começar a ir ao consultório odontológico com dois anos de idade.
Isso dá ao profissional a oportunidade de acompanhar o crescimento e o desenvolvimento dos dentes do seu filho e, além disso, você pode aprender vários tópicos. Por exemplo: como os dentes se desenvolvem, a importância do flúor, como ajudar seu filho a cuidar bem dos dentes, como lidar com o uso da chupeta, sobre a alimentação e como prevenir ferimentos na boca.
Você sempre deve dizer que é bom ir ao dentista. Explique a seu filho que uma consulta com o profissional ajuda a manter a boa higiene bucal. Ao transmitir uma atitude positiva, você estimulará o seu filho a ir ao dentista regularmente.
O que acontece é que algumas crianças – e até mesmo adultos – têm medo de ir ao dentista. Mas quando você encontra um bom profissional, não há o que temer.
Uma dúvida que muitos pais têm com relação a saúde bucal dos filhos é: o que devo fazer quando os dentes do meu filho começarem a nascer?
Em geral, os dentes da criança começam a nascer a partir dos 6 meses de idade e continua até os 3 anos de idade. Isso faz com que as gengivas dos pequenos fiquem mais sensíveis neste período.
Você, papai ou mamãe, pode massagear a gengiva do seu filho com o dedo, uma colher fria ou um mordedor que foi colocado na geladeira. Também há a possibilidade do uso de medicamentos contra a dor no período em que os dentes estão aparecendo.
Um pouco mais sobre como cuidar da saúde bucal das crianças pequenas
Outra dúvida comum entre os pais de como cuidar da saúde bucal das crianças pequenas é sobre a escovação.
Primeiramente é importante estar ao lado de seu filho no momento da escovação até ele atingir a idade de seis anos. Siga as indicações abaixo:
- Use uma pequena quantidade de creme dental com flúor. Não deixe seu filho engolir o creme.
- Use uma escova macia. Primeiro limpe as superfícies internas dos dentes, onde o acúmulo de placa é maior. As cerdas da escova devem estar em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva. Escove suavemente para frente e para trás.
- Escove todas as superfícies dos dentes voltadas para a bochecha. As cerdas da escova devem estar em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva. Escove suavemente para frente e para trás.
- Escove a superfície de mastigação dos dentes, para frente e para trás.
Outra dúvida dos pais é se chupar dedo faz mal. O reflexo de sugar é normal e saudável nos bebês.
Mas, o hábito de chupar o dedo pode causar problemas de desenvolvimento da boca e do queixo, e afetar a posição dos dentes, principalmente se continuar depois que os dentes permanentes tiverem nascido.
O resultado disso pode ser dentes anteriores que nascem inclinados para fora, ou mordida aberta. Isso pode causar problemas na vida adulta, como, por exemplo, dentes que se desgastam rapidamente, maior número de cáries e desconforto ao mastigar.
As chupetas também podem causar danos parecidos, se usadas após a erupção dos dentes permanentes.
Essas são algumas dicas para ajudar você a cuidar da saúde bucal das crianças pequenas. Mas se você precisa de ajuda profissional, ou seja, de um dentista, procure pela Imed!
Além de um atendimento de qualidade, você tem direito a descontos exclusivos em consultas e exames com o Cartão iSaúde. Entre em contato conosco e saiba mais!