Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a perda de dentes não influencia apenas na estética, que consequentemente influencia na autoestima. A perda de dentes também está relacionada à fala e à mastigação. Iremos nos aprofundar mais adiante neste assunto e compartilhar com você as 5 vantagens da prótese dentária. Boa leitura!
Continuando a falar sobre as influências que a perda de dentes causam, citamos a fala e a mastigação. Sobre a fala, é bem simples: a falta de alguns dentes pode dificultá-la. E isso pode ser um grande empecilho, principalmente se a pessoa precisar falar bastante em seu trabalho, como é o caso dos professores, por exemplo.
Sobre a mastigação, a perda dos dentes com o avançar dos anos, dificulta a mastigação de frutas, carnes e outros alimentos mais sólidos e com alta elasticidade.
Parecem coisas óbvias e, até são, de fato, mas precisamos deixar bem claras as razões pelas quais uma prótese dentária é tão importante.
Além da perda de dentes que pode acontecer de forma “natural” com o envelhecimento de cada pessoa e também da perda acidental dos dentes devido a algum trauma (pancada), existem muitos brasileiros desdentados porque tomaram algumas decisões precipitadas ao extrair um ou mais dentes. Ao fazerem isso, pensam ser uma solução mais econômica e prática no lugar de um tratamento alternativo.
Felizmente, para falta de dentes, seja qual for o motivo, a prótese dentária é uma excelente solução. E logo a seguir nós vamos te mostrar 5 vantagens da prótese dentária.
Conheça as 5 vantagens da prótese dentária e volte a sorrir!
Muito bem, sem enrolação, vamos compartilhar as 5 vantagens da prótese dentária para você que está com problema de perda de dentes.
A primeira vantagem é ter um sorriso mais bonito. E mesmo que pareça algo supérfluo, em muitas ocasiões não é. A falta de dentes pode fazer com que as pessoas fiquem com baixa autoestima, prejudicando a vida social. A prótese dentária devolve a autoestima da pessoa e faz com que esta não se sinta envergonhada de sorrir em locais públicos.
A segunda, das 5 vantagens da prótese dentária que, inclusive, já mencionamos aqui, é a boa mastigação. A mastigação é o começo da alimentação, a não ser que você passe a vida toda tomando sopa, você precisará morder várias vezes um alimento antes de engoli-lo. Sendo assim, esse é um gesto importantíssimo nas nossas vidas.
Outra vantagem que também já citamos é a melhora na fala. Uma simples abertura entre seus dentes, por falta de um deles, na parte frontal principalmente, pode mudar a entonação prejudicando sua comunicação.
O ar produzido durante a fala sai rapidamente deixando a fala assoprada, com entonação diferente, dificultando o entendimento das pessoas.
A quarta vantagem da prótese dentária é o fim do incômodo ao comer. Os dentes além da estética e da mastigação protegem nossa gengiva. Quando alguém perde os dentes, ainda mais se forem todos, a gengiva fica exposta e gera desconforto durante a mastigação.
E por fim, mas não menos importante, a quinta vantagem da prótese dentária é a facilidade de higienização. Para tal, basta fazer a escovação, no mínimo, três vezes ao dia e utilizar o fio dental e as escovas interdentais para limpar os espaços que o paciente não consegue alcançar com a escova convencional. Além disso, as visitas ao dentista também devem ser periódicas para garantir uma maior durabilidade à prótese.
Citamos aqui apenas 5 vantagens da prótese dentária, mas existem outras. E se você está com problema de perda de dentes, saiba que pode contar com a Imed Saúde! Além de profissionais competentes e preços justos, você consegue descontos exclusivos em consultas e exames com o Cartão iSaúde. Para saber mais, entre em contato conosco!