Descobrir o sexo do bebê: veja como e quando – CLÍNICA IMED SAÚDE

Descobrir o sexo do bebê: veja como e quando

Descobrir o sexo do bebê

É comum que você, mamãe de primeira viagem, fique ansiosa para descobrir o sexo do bebê a partir do momento que sabe da sua gravidez. Ou mesmo você que já tem filho(s) mas está grávida novamente, também tem a curiosidade de saber o sexo do bebê com o máximo de antecedência possível, não é mesmo?

Neste artigo nós iremos te contar como e quando você pode descobrir o sexo do bebê durante a gravidez. Boa leitura!

Vamos direto ao ponto. Dependendo do método que se usa para descobrir o sexo do bebê, dá para saber se é menino ou menina a partir de dois meses de gravidez, embora o mais comum seja saber com, mais ou menos, quatro meses.

Veja, logo a seguir, os métodos que são usados para descobrir o sexo do bebê. Mas no lugar de meses, usaremos semanas:

  • A partir de 8 semanas, você já pode saber o sexo do bebê com um exame de sangue de sexagem fetal (não é coberto por convênios médicos ou pelo SUS).

  • A partir de 10 semanas, com um exame de urina de farmácia.

  • A partir de 10 semanas, com o diagnóstico pré-natal não-invasivo, um exame de sangue de custo alto que detecta síndromes congênitas como a de Down.

  • A partir de 10 semanas, com exames genéticos e invasivos, que trazem certo risco ao bebê e só são recomendados se houver outros motivos.

  • A partir de 13 semanas, pelo ultrassom, dependendo da perícia do ultrassonografista, da qualidade do aparelho e da posição do bebê, e mesmo assim com chance de erro de cerca de 20 por cento.

  • A partir de 16 semanas, pelo ultrassom, com mais certeza, mas ainda dependendo da posição do bebê e da experiência do profissional.

Descobrir o sexo do bebê: ultrassom

Descobrir o sexo do bebê ultrassom

Como você pode perceber, existem vários métodos de descobrir o sexo do bebê durante a gravidez. Mas um dos mais conhecidos é o ultrassom. E é sobre ele que iremos falar um pouco mais.

Além de ser mais conhecido, o ultrassom é o método mais barato para saber qual o sexo do seu bebê.

Geralmente só a partir do segundo trimestre (mais ou menos do quarto mês de gravidez em diante), que é possível perceber através de ultrassons as sutis diferenças dos órgãos sexuais masculino e feminino nesta fase do desenvolvimento fetal.

Nas ecografias de rotina da gestação, quando é realizado o morfológico do primeiro trimestre, entre 11 e 14 semanas, o profissional muitas vezes consegue dar um palpite sobre o sexo pela posição do tubérculo genital.

Mas atenção, mamãe! A esta altura da gestação, trata-se mais de um chute e não há 100% de certeza, portanto não vale a pena começar a comprar um monte de roupinhas específicas.

A partir de 20 semanas, os médicos costumam pedir outra ultrassonografia detalhada, o ultrassom morfológico do segundo trimestre, e aí já é bem mais garantido descobrir de fato o sexo do seu bebê, pois os órgãos genitais já estão formados (só que, de novo, dependendo da posição do bebê, que tem que “colaborar” e estar com as perninhas abertas!).

Um truque para fazer o bebê se mexer na hora da ultrassonografia é levar alguma coisa doce para comer ou beber, como um chocolate ou suco de laranja, e guardar para usar dentro da sala de exame mesmo, se necessário.

E por falar em ultrassom, você pode viver a melhor experiência ao descobrir o sexo do seu bebê. A Imed conta com uma sala de ultrassom personalizada. E se você possui o Cartão iSaúde, tem ainda mais vantagens! Entre em contato conosco e saiba mais!