Dia Mundial da Saúde – Mês da saúde (Abril)

Dia Mundial da Saúde

A palavra “saúde” está em evidência nos dias atuais, muito por causa da crise mundial envolvendo o coronavírus. Cuidar de você e de quem você ama, independentemente de pandemia, é sempre uma prioridade. Mas você sabia que existe o Dia Mundial da Saúde? Continue lendo para saber mais!

Estamos no fim do mês de abril, mas a Imed não poderia deixar de falar de uma data tão importante que é o Dia Mundial da Saúde.

O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de abril. Ele foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948.

Com o objetivo de monitorar e melhorar as informações entre os países, sua responsabilidade é manter o bem-estar de toda população do mundo e conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da vida.

Mas o que significa a palavra saúde para você?

De acordo com a OMS, saúde pode ser definida como estado de completo bem-estar físico, mental e social.

Não consiste apenas na ausência de doenças e enfermidades, mas estar bem consigo mesmo.

Cuidar da alimentação, ter boas noites de sono, praticar atividades físicas e beber bastante água são algumas das recomendações da organização para manter o corpo saudável. Mas nem todos conseguem usufruir esses benefícios.

A desigualdade social é um dos grandes problemas que atingem diversos países ao redor do mundo, e o Brasil está entre esses países.

Isso fica bem evidente quando poucas pessoas conseguem ter acesso a serviços básicos de qualidade.

A importância da saúde nunca foi tão evidente. Líderes de todos os países precisam se reunir para criarem estratégias de políticas públicas voltadas para o bem-estar da população.

O Dia Mundial da Saúde é importante por estimular os cuidados com o corpo e incentivar os cidadãos a saberem sobre os seus direitos.

Dia Mundial da Saúde e seus temas

Dia Mundial da Saúde e seus temas

A cada ano o Dia Mundial da Saúde escolhe um tema específico para abordar.

No ano de 2017, por exemplo, foi a depressão. Em 2018 o assunto foi “Saúde para todos”. E neste ano, 2021, o tópico levantado é: “Juntos por um mundo mais justo e saudável”.

Estamos passando por um momento que, com certeza, irá ficar marcado na história mundial.

A pandemia do novo coronavírus (covid-19) fez com que países fechassem suas fronteiras para conterem a disseminação e evitar novos colapsos na saúde.

Economias estão em declínio e o mais lastimável, milhares de vidas estão sendo perdidas todos os dias. É preciso se cuidar, estar sempre lavando as mãos e se possível evitar aglomerações.

A pandemia existe, não é invenção e não deve ser vista como uma simples guerra política. Mesmo com vacinas desenvolvidas por diversos laboratórios em todo o mundo, ainda não saímos da crise, com exceções de alguns poucos países que já vacinaram boa parte de sua população.

Precisamos agir com muita responsabilidade, continuando a seguir os protocolos de segurança e saúde como usar máscara, evitar aglomerações sempre que possível, entre outros cuidados.

O Dia Mundial da Saúde é oficialmente celebrado no dia 7 de abril de todo ano, mas é claro que você deve cuidar da sua saúde sempre, independentemente do dia ou do mês. E para isso, você pode contar com a Imed Saúde, onde você recebe um atendimento de alto nível, pagando um preço justo! Entre em contato conosco e saiba mais!