Dicas de como aproveitar o seu verão com saúde

Dicas de como aproveitar o seu verão com saúde

Estamos na estação do ano que muitas pessoas adoram: o verão. Essa é uma época do ano em que muitos estão de férias do trabalho ou dos estudos e gostam de passeios ao ar livre, banhos de rio, lagoa, piscina e mar. Estamos em época de pandemia, e apesar de essas atividades terem certas restrições, não estão proibidas, pelo menos na maioria das cidades brasileiras. Neste post nós queremos compartilhar com você algumas dicas de como aproveitar o seu verão com saúde. Continue lendo!

No caso da piscina ou praia, você pode ter alguns problemas ou complicações decorrentes da exposição solar, tais como: Manchas na pele, queimadura ou ressecamento nos cabelos e feridas nos lábios que podem se tornar herpes labial.

Para evitar esses problemas, sugerimos a você 5 dicas muito úteis:

  1. Use o filtro solar sempre, inclusive meia hora antes de chegar à praia e repassá-lo quando você entrar na água a cada duas horas.

  2. Utilize o filtro solar oral em cápsulas, que também ajudam efetivamente na proteção.

  3. Existe o filtro solar para os lábios, que são importantes para impedir ferimentos e complicações mais graves nos seus lábios.

  4. O filtro solar para os cabelos, ajudam a manter a cor normal do seu cabelo, e a prevenir queimaduras ou clareamentos em excesso durante a praia.

  5. Utilizar um chapéu e sempre estar embaixo de um guarda sol.

Dicas de como aproveitar o seu verão com saúde para o corpo todo

Dicas de como aproveitar o seu verão com saúde para o corpo todo

Depois de falarmos especificamente dos cuidados com cabelos e pele que você deve ter no verão, queremos compartilhar dicas de como aproveitar o seu verão com saúde para o corpo todo.

Hidrate-se

Mais de 50% do nosso corpo é composto de água, por isso, nessa época em que transpiramos muito, devemos sempre estar atentos ao consumo de líquido. No verão suamos muito e perdemos muita água, junto dela eletrólitos e minerais, então não podemos deixar o estoque em baixa nunca.

Atenção à alimentação

Evite comer alimentos pesados, como as frituras e as gorduras. Esses alimentos demoram mais tempo para serem digeridos, sobrecarregando o seu organismo e prejudicando a sua disposição. Faça escolhas mais leves, como saladas que tornarão o seu dia mais saudável e são de fáceis digestão. Não se esqueça também das frutas, principalmente aquelas com bastante líquido, como é o caso da melancia.

Aproveite os benefícios do sol

Se expor um pouco ao sol (antes das 10h ou após as 16h) ajuda na ativação da vitamina D, no nosso organismo. A falta dessa substância pode acarretar enfermidades como fraqueza, diabetes, doenças renais e até depressão. Tome sol pelo menos 15 minutos por dia sem protetor, pois ele não deixa que o nosso organismo absorva a vitamina D, causando uma epidemia chamada hipovitaminose D.

Faça exercícios ao ar livre

Aproveite os dias mais longos para se exercitar, caminhar na praia ou no parque. Estar em dia com o seu corpo é fundamental para que todo o seu organismo funcione de maneira correta. Correr, se alongar, caminhar, jogar vôlei ou qualquer outra prática de sua preferência vai ajudar a ativar a sua circulação. Além disso, ter uma frequência regular com as atividades físicas trará mais disposição para os outros dias.

Esperamos que essas dicas de como aproveitar o seu verão com saúde possam te ajudar! E precisando de cuidados médicos, você sempre pode contar com a Imed Saúde!