Frutas da Estação e seus Benefícios

Frutas da Estação e seus Benefícios

Nós, que moramos aqui no Brasil podemos nos considerar privilegiados, pois temos uma variedade de alimentos naturais que se adaptam ao nosso clima e ao nosso solo. Afinal, isso possibilita termos uma gama de opções para investir em um cardápio farto e nutritivo. No entanto, cada fruta, verdura e legume se desenvolvem melhor em determinada época do ano. Por essa razão é tão comum ouvirmos o termo “frutas da estação”, ao fazermos a feira da semana. Continue lendo para saber mais!

Não é apenas a maior oferta que faz com que valha mais a pena investir nas frutas da estação.

Os benefícios vão muito além e são sentidos tanto no paladar, quanto no bolso.

De acordo com a nutricionista Ana Cristina Ulhôa Rodrigues, os alimentos da estação têm como principal trunfo o fato de serem mais frescos e nutritivos em comparação com os outros. “Isso acontece porque quando cultivados em seu período natural, esses produtos captam melhor os nutrientes do solo em que são plantados”, explica.

Além disso, um grande ponto que vai contra os vegetais cultivados fora de época é que, para se desenvolverem, os agricultores lançam mão de uma grande quantidade de agrotóxicos, pesticidas e fertilizantes.

Já os da estação, muitas vezes, dispensam esse volume de compostos químicos, o que garante uma alimentação mais natural e, consequentemente, mais saudável.

Com tantas interferências que o plantio e cultivo de vegetais fora de época sofrem é natural que o sabor deles também seja afetado.

Esses alimentos costumam ser cultivados em estufas. E isso, juntamente com o uso de agrotóxicos, reduz o valor nutricional desses produtos e deixam os sabores mais fracos.

Já as frutas da época são mais saborosas, já que têm os seus ciclos respeitados, o que faz também com que sejam mais nutritivas.

Frutas da estação atual: quais são e seus benefícios

Frutas da estação atual

Depois de falarmos dos benefícios das frutas da estação, não apenas as frutas, mas de todos os vegetais, vamos agora falar das frutas da estação atual, ou seja, verão e quais são os seus benefícios:

  • Abacaxi: Atua como anti-inflamatório; reduz riscos de trombose; alivia as dores nas articulações; ajuda a perder peso por ser rico em água e fibras; melhora a saúde da pele e dos cabelos e previne doenças cardíacas.

  • Abacate: Melhora a memória; é útil contra o ácido úrico; ajuda no controle do colesterol e dos triglicérides; contribui para uma pele bonita e hidratada e previne a prisão de ventre.

  • Banana: Evita cãibras musculares; reduz a pressão arterial; melhora o humor e ajuda a combater a depressão; previne o envelhecimento precoce; previne contra úlceras gástricas; fornece energia para realizar as atividades físicas; ajuda no controle do colesterol e mantém a saúde do coração e fortalece o sistema imune.

  • Coco: Ajuda no combate à diabetes por auxiliar na regulação da liberação da insulina, o que controla os índices glicêmicos do sangue; melhora a disposição, e ajuda a eliminar a sensação de cansaço; acelera a queima de gordura; ajuda no tratamento de distúrbios cerebrais, como o Alzheimer, por exemplo.

  • Maracujá: É bem provável que você já tenha ouvido que o maracujá é um calmante natural. Isso é verdade! O maracujá ajuda a reduzir a ansiedade e depressão, pois contém um composto que age direto no sistema nervoso. Também ajuda a combater a insônia, nervosismo, agitação.

Essas são apenas algumas frutas da estação e seus benefícios. Poderíamos listar muitas outras aqui, mas este conteúdo ficaria muito grande! Esperamos que tenha gostado das informações e que você faça bom uso dessas frutas e que cuide muito bem da sua saúde neste verão e sempre!