Maquiagem e cuidados com a pele

Maquiagem e cuidados com a pele

Os cuidados com a pele são responsabilidade e necessidade de quaisquer pessoas. Seja homem, mulher, criança ou adulto. Se proteger do sol, manter a pele hidratada e limpa são coisas que refletem na saúde do corpo e podem evitar doenças. E para quem usa maquiagem esses cuidados devem ser redobrados.

A saúde da pele é algo muito importante para se pensar. Dependendo da nossa rotina durante algum tempo, a nossa saúde se reflete na pele.

Quando bebemos bastante água, comemos bem e utilizamos dermocosméticos adequados, a nossa pele se torna mais saudável, com mais viço, mais hidratação e mais firmeza, sem sinais de fotoenvelhecimento.

As afecções estéticas da pele (alterações que podem causar doenças) são: ressecamento ou excesso de sebo, comedões e pústulas, rugas e linhas de expressão, flacidez de pele e poros dilatados.

Um dos fatores que podem causar algumas dessas afecções é o uso da maquiagem. Então quer dizer que não deve ser usada? Calma! Se você adora usar maquiagem, não precisa abandoná-la. Apenas precisa ter uma atenção maior com os cuidados com a pele, como falamos logo no início.

A maquiagem é um pigmento para esconder imperfeições, destacar regiões da face ou valorizar a beleza da mulher (público que mais utiliza os cosméticos).

A base, geralmente é a grande responsável por deixar a pele ressecada, oleosa ou com os poros dilatados. Mas sabia que existem maneiras de evitar isso e que a base não é só um acessório de beleza?

Uma base de boa cobertura pode ser uma grande aliada na fotoproteção da pele, já que os pigmentos fazem com que os raios do sol sejam refletidos e não absorvidos na pele.

Cuidados com a pele e com a maquiagem

Cuidados com a pele e com a maquiagem

Antes de compartilharmos com você algumas dicas de cuidados com a pele envolvendo a maquiagem, queremos ressaltar a diferença entre cosmético e dermocosméticos. O cosmético é produto para a beleza, como a maquiagem (rímel, batom, sombra, base).

Já os dermocosméticos são produtos que possuem alguma função benéfica para a pele, que possuem princípios ativos com função de hidratar, controlar oleosidade, clarear mancha, gerar ação antioxidante ou até proteger a pele dos raios ultravioletas solares.

Dicas úteis

  • Mantenha uma rotina de cuidados diários com a pele.

  • Nunca durma com maquiagem, esse é o momento em que você deixa a pele “respirar”, desobstruindo os poros. Para retirar a maquiagem, evite demaquilante, pois pode possuir uma fórmula com muito óleo, desequilibrando a barreira hidrolipídica da pele. Prefira água micelar para demaquilar e fuja de fórmulas com álcool na sua composição, pois resseca a pele causando também um desequilíbrio na barreira hidrolipídica da pele.

  • Não retire a maquiagem com lenço umedecido! Ele não foi feito para demaquilar além de conter álcool na composição.

  • Lave o rosto antes da maquiagem e após retirar a maquiagem. Utilize sabonetes líquidos, nunca em barra, com ativos ideais para o seu tipo de pele.

  • Após a limpeza, hidrate a sua pele com hidratante específico para o rosto. O hidratante serve para reequilibrar a barreira hidrolipídica da pele que, como o nome mesmo diz, possui porções de óleo e porções de água. Uma pele ressecada pode ter excesso de óleo, falta de óleo ou falta dos dois componentes. Por isso, todos os tipos de pele devem ser hidratados, inclusive a pele oleosa.

  • Após utilizar todos os dermocosméticos necessários, utilize o filtro solar e, só após essa etapa, utiliza a maquiagem. Assim, a pele estará protegida e estará sendo tratada. O filtro solar é utilizado após os dermocosméticos porque ele cria um “filme” de proteção e não deixa outros princípios ativos ou substâncias permearem a pele.

Ao final do dia, refaça todas essas etapas de cuidados com a pele logo após retirar a maquiagem.

Esperamos que essas dicas sejam úteis para você! E se precisar de ajuda profissional, entre em contato com a gente! A Imed Saúde possui excelentes dermatologistas, todos prontos para te ajudar nos cuidados com a pele!