Nutricionista e cuidados pós covid-19

Se você não contraiu o “novo” coronavírus, é bem provável que conheça pelo menos alguma pessoa que tenha sido infectada. O vírus não possui uma taxa de mortalidade muito elevada, se comparado com outros vírus que já conhecemos, mas sua taxa de transmissibilidade sim, é bem alta. E para aqueles que já contraíram a doença, vamos falar sobre nutricionista e cuidados pós covid-19. Continue lendo para sabeis quais cuidados são esses.

Antes de falar sobre nutricionista e cuidados pós covid-19, vamos falar um pouco sobre o vírus e a doença desde o início.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 e provoca a doença chamada de covid-19 que é uma doença infecciosa identificada pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan.

Ainda com fonte de infecção desconhecida, a investigação epidemiológica dos primeiros casos apontava como elos a visita a um mercado de frutos do mar e animais selvagens em Wuhan.

Sugerindo que o novo coronavírus poderia ter sido transmitido a partir de uma fonte alimentar animal, porém, a transmissão inter-humana (pessoa a pessoa) foi rapidamente comprovada e continua sendo responsável pela continuidade da propagação da doença.

Desde então, o surto adquiriu uma dimensão pandêmica, com casos confirmados em mais de 100 países, incluindo o Brasil.

Dito isso, queremos compartilhar com você, na visão de um nutricionista, os cuidados pós covid-19. Alguns deles também servem como cuidados para ajudar a prevenir.

Nutricionista e cuidados pós covid-19: o que fazer para ter uma boa recuperação

Nutricionista e cuidados pós covid-19: o que fazer para ter uma boa recuperação

Para você que já contraiu covid-19, ou caso venha a contrair e tenha o paladar e a imunidade comprometida, recomendamos que tome própolis.

O própolis é uma substância naturalmente produzida pelas abelhas a partir da seiva das árvores, que é combinada com a cera e a saliva das abelhas, resultando em um produto marrom pegajoso que serve como revestimento e proteção da colmeia.

O própolis apresenta propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas e anti-inflamatórias. Pesquisadores já identificaram mais de 300 substâncias presentes no própolis. A maioria é de polifenóis, que são antioxidantes que combatem doenças e danos no organismo.

Outra dica nutricional para quem contraiu covid-19 é tomar uma suplementação para recuperar massa muscular.

Não, não estamos falando de tomar “bomba”. As pessoas costumam confundir suplemento alimentar com esteroides anabolizantes. Mas não são a mesma coisa.

Suplementos são feitos com base em substâncias naturais. Como é o caso da whey protein, muito conhecido no mundo fitness, e fora dele também. A whey protein é a proteína do soro do leite e fornece ao corpo uma grande quantidade de proteína que vai ajudar o processo de crescimento muscular.

Claro que para recuperar massa muscular não basta tomar suplementação. Você precisa também fazer exercícios para que possa recuperar sua força. Lembrando que o propósito aqui é justamente esse: recuperar a força e massa muscular que você pode perder após contrair covid-19.

E por fim, sempre faça a avaliação nutricional. Para isso, você pode contar com a Imed Saúde e agendar sua consulta com o nutricionista! E melhor, com o cartão iSaúde, você ganha um belo desconto nas consultas e exames médicos! Entre em contato e saiba mais!