nutricionista ou endocrinologista

De tempos em tempos o debate sempre ressurge: para emagrecer devo procurar um nutricionista ou um endocrinologista?

A resposta poderia ser simples, mas como quase tudo no corpo humano, não é. A verdade é que ambas as especialidades têm grande valor no processo de emagrecimento em qualquer situação, mas a principal vai depender de onde vem o seu sobrepeso.

Antes de falarmos da solução, vamos falar da formação:

Endocrinologista

Formado(a) em medicina, com especialização em endocrinologia, que estuda o metabolismo e a fisiologia humanos.

O/a endócrino é então especializado no equilíbrio e/ou tratamento do desequilíbrio hormonal ou fisiológico do corpo. A famosa glândula tireoide é parte do objeto de estudos do endocrinologista. Os hormônios de crescimento, também em crescente no conhecimento popular, também são estudados pelos endocrinologistas.

Nutricionista

Formado(a) em nutrição, é um profissional totalmente direcionado para a alimentação, da boca para fora e para dentro.

É importante não confundir o nutricionista com o nutrólogo, que é um médico especializado nos efeitos da ingestão de nutrientes no corpo. O/a nutricionista tem como objetivo o contexto da alimentação, não só as moléculas e efeitos específicos, mas a combinação do todo numa dieta saudável.

São os nutricionistas que oferecem planos alimentares. Os endócrinos receitam remédios e indicam alimentos para equilibrar marcadores fisiológicos específicos.

Mas então quem é quem? E qual vai me ajudar a emagrecer?

Resposta rápida: ambos podem te ajudar muito, mas vamos explorar como isso acontece.

Se você enfrenta problemas de educação alimentar

Seja por não gostar de muitos alimentos, por não ter tempo para preparar alimentos saudáveis ou por ter dificuldade em fazer as escolhas saudáveis nas compras, um nutricionista pode ser mais valioso para você.

Sem invadir as especialidades da psiquiatria e da psicologia (que podem tratar transtornos de ansiedade alimentar, por exemplo), é este o profissional que vai facilitar a sua vida alimentar, e construir um plano que você consiga por em prática, independente de sabores, preparação ou outros problemas. O nutricionista é especializado em fazer você se alimentar bem independente das dificuldades do dia a dia.

Você pode marcar uma consulta agora mesmo com a nossa nutricionista. É só clicar aqui.

Se você suspeita ter problemas de saúde te atrapalhando

Existem muitas pessoas que tentam todo tipo de dieta e não emagrecem. Há aqueles que, apesar de comerem muito, não conseguem ganhar massa e também os que mesmo comendo muito bem, não emagrecem de jeito nenhum. Normalmente isso tem relação com o biotipo, a fisiologia ou os hormônios que, apesar de serem afetados por dieta, operam em um sistema diferente.

Nesse caso, o endocrinologista é quem pode te guiar melhor. É este profissional que pode fazer os exames e receitar as medidas necessárias para alinhar o seu metabolismo.

É difícil listar sintomas para você saber assim, por um blog, se sofre de algum distúrbio hormonal, então a nossa recomendação como sempre é que você agende uma consulta para descobrir. É somente o especialista que será capaz não só de oferecer um diagnóstico e te indicar os melhores caminhos.

O ideal mesmo é fazer um acompanhamento completo

Antes de encerrar esta publicação, vale lembrar do mais importante: o corpo humano é complexo e tem diversos sistemas interdependentes.

Caso você vá praticar exercícios físicos, então é indicada uma avaliação médica cardiológica e física. Para a sua dieta, nutricionistas são indispensáveis. Para manter o seu sistema endócrino saudável, procure um endocrinologista.


De onde vieram as informações que você acaba de ler:

Para saber mais sobre endocrinologia, indicamos o site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Para entender melhor os nutricionistas, indicamos a série de cartilhas a respeito da profissão criada pelo Conselho Regional de Nutrição de SP/MS.


Comentários do Facebook
Nutricionista ou endocrinologista para emagrecer?
5 (100%) 1 vote[s]