Saiba qual a importância do checkup e porque você deve fazer – CLÍNICA IMED SAÚDE

Saiba qual a importância do checkup e porque você deve fazer

Saiba qual a importância do checkup e porque você deve fazer

A grande maioria das pessoas ouvem desde crianças que todos precisamos cuidar bem da nossa saúde, praticando atividades físicas e tendo uma alimentação balanceada, consumindo alimentos que nos ajudam a ter uma boa saúde. Porém fazer visitas ao médico, mesmo que não haja nenhum problema evidente, também faz parte de cuidar bem da nossa saúde. Neste artigo iremos falar sobre a importância do checkup e porque você deve fazer. Boa leitura!

O termo “check-up” vem do idioma inglês e, traduzido para a nossa língua, pode ser entendido como a revisão ou a conferência de algo ou de uma situação.

De forma mais resumida, é uma análise completa do estado de saúde do paciente. Além da avaliação física — que os médicos chamam de anamnese —, alguns exames são necessários.

O objetivo da bateria de exames que os médicos costumam solicitar é fazer um mapeamento para avaliar todo o funcionamento dos órgãos e dos sistemas que compõem o organismo.

Dessa forma, é possível não só fazer o diagnóstico de doenças precoces, mas também orientar o paciente sobre eventuais fatores de risco para a saúde.

Logo, o checkup médico é o direcionamento que o profissional adotará para incentivar o paciente à mudança do estilo de vida e à busca de hábitos mais condizentes com a boa saúde.

Por isso, o ideal é realizar esse tipo de avaliação dentro da periodicidade adequada para cada faixa etária ou gênero — ou conforme a existência de doenças que exijam um acompanhamento mais frequente.

A importância do checkup: porque ela existe?

A importância do checkup: porque ela existe

A importância do checkup existe, isso é um fato. Ela é essencial para a manutenção da saúde em dia e, também, para chegar à longevidade com mais disposição e mais tranquilidade.

Nisso reside a importância de não ignorar a necessidade de fazer esse tipo de análise no período indicado pelo seu médico.

De forma bem resumida, o objetivo do checkup é possibilitar ao médico um tempo hábil para adotar o melhor plano de tratamento, caso algum problema seja identificado. Além disso, o profissional de saúde pode orientar terapias alternativas para complementar o tratamento.

Pelos exames clínicos, também há possibilidade de descobrir algum risco para doenças que nem sempre apresentam sintomas claros. Por isso, mesmo realizando checkups periódicos, não se pode descartar a relevância de manter um estilo de vida mais equilibrado. Ter essa conscientização é um dos aspectos mais determinantes para manter uma boa saúde.

Listamos os fatores mais importantes e que justificam a realização do checkup médico. Veja quais são:

  • melhor qualidade de vida.

  • descoberta precoce de doenças.

  • mais chance de viver mais e melhor.

  • redução da ansiedade e do estresse.

  • prevenção de enfermidades crônicas.

  • conhecimento da própria condição de saúde.

  • melhoria da confiança entre paciente e médico.

  • redução das preocupações com o surgimento inesperado de doenças.

Sobre a frequência que o checkup médico deve ser feito, quem a define é o clínico geral ou pelo médico responsável pelo acompanhamento do paciente em tratamento. A periodicidade dos exames varia, sobretudo no caso de doenças graves, ou em idosos.

E você, quando foi a última vez que fez um checkup médico? Se já está na hora de marcar um ou você precisa de algum especialista médico, agende sua consulta com a Imed Saúde! Nossa equipe ficará muito feliz em falar com você!