Tempo seco: como prevenir doenças e dormir melhor

Tempo seco

Dependendo da data que você estiver lendo este post, talvez esteja numa época do ano onde o ar está seco, com baixa umidade. E dependendo da cidade, mesmo em épocas onde costuma chover mais, a região tende a ser mais seca, como é o caso de Sorocaba, sede da Imed Saúde. Pensando no tempo seco que, independentemente da região, pode ocorrer em alguma época do ano, vamos te mostrar como prevenir doenças e dormir melhor. Continue lendo e saiba mais!

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para a nossa saúde deve estar entre 50 e 60%. Por isso, quando o índice fica entre 21% e 30%, é decretado o estado de atenção.

Quando a umidade atinge entre 12% e 20% é decretado estado de alerta, e abaixo de 12% estado de emergência. Para você ter uma ideia, o deserto do Saara – maior deserto quente do nosso planeta – tem, em média, 12 a 15% de umidade ambiente.

Mas você pode estar se perguntando: “Tá bom, mas o que isso tem a ver com dormir melhor?” E nós te respondemos que tem tudo a ver! Isso mesmo! E por que? Porque é praticamente impossível dormir com o tempo seco.

As crianças, os idosos e as pessoas com problemas respiratórios são os mais afetados, mas não há quem não se sinta mal com o clima seco, com baixa umidade no ar. Por isso, logo a seguir vamos compartilhar com você algumas dicas de como prevenir doenças e dormir melhor.

Conheça algumas dicas de como prevenir doenças e dormir melhor com o tempo seco

Depois de você ver o quão sério é o tempo seco, chegou a hora de saber como prevenir doenças e dormir melhor nessas ocasiões.

Em primeiro lugar, providencie um umidificador de ar.

Já que não existe umidade natural do ar, nada melhor que providencia-la de forma artificial para poder dormir com o tempo seco.

Hoje em dia é fácil encontrar diversos modelos de umidificadores de ar para ambientes de vários tamanhos e com uma grande gama de preços. Existem alguns que já vem inclusive com um recipiente específico para essências de aromaterapia, melhorando ainda mais o seu sono.

Mas atenção! Cuidado com a emissão de luz do umidificador de luz que você escolher, já que alguns são bastante coloridos. Certifique-se que é possível desligar essa funcionalidade.

Caso você não possa ou não queira investir em um umidificador de ar, os métodos caseiros, digamos, mais tradicionais, também podem ajudar.

Um balde de água no quarto já ajuda a deixar o ambiente mais úmido. Só não é recomendado para crianças pequenas e idosos, pois podem causar acidentes domésticos. Se este for o caso, você pode deixar uma toalha úmida pendurada na janela ou em algum outro lugar do quarto.

Outra dica que pode te ajudar a manter o ar mais úmido é cultivar plantas como a hera-sueca, o clorofito e o abacaxi-roxo. Essas plantas podem ser cultivadas em espaços internos.

Além dessas dicas para deixar o ambiente mais úmido, você não pode esquecer de também deixar o seu corpo mais úmido! Ou seja, hidrate-se durante o dia!

Esperamos que essas dicas te ajudem e se precisar de cuidados médicos, você já sabe quem procurar! Te aguardamos aqui na Imed!

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