O que é o cancro? Entenda quando procurar um oncologista especialista

O que é o cancro

Existem tantas doenças oficializadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que a grande maioria das pessoas não conhece todas. Porém, hoje, queremos falar de uma específica. Você sabe o que é cancro? Já ouviu falar deste termo em algum lugar? Continue lendo, pois nós iremos compartilhar com você mais detalhes!

O cancro é uma doença complexa que pode afetar vários órgãos e tecidos do corpo. Ele se caracteriza pelo crescimento descontrolado de células anormais que podem invadir outros tecidos e órgãos, formando tumores malignos.

Estamos falando de uma doença que pode ter várias causas, incluindo fatores genéticos, hábitos de vida ruins e exposição a substâncias tóxicas. Além disso, o envelhecimento natural do corpo também pode aumentar o risco de desenvolver cancro.

Conheça alguns tipos de cancro

O tipo de cancro é definido pela parte do corpo onde se localiza o tumor primário. Por exemplo, se o tumor primário se localiza na próstata e se estende a outros órgãos, continuará a chamar-se “cancro da próstata” e não cancro do rim ou do fígado, ainda que se tenha propagado a esses órgãos.

Assim, existem quatro tipos de cancro bem diferenciados em função do tecido em que têm origem:

Carcinoma

Este tipo de tumor é o mais comum, representando 80% dos cancros. Entre eles encontram-se o carcinoma do pulmão, mama, cólon, próstata, pâncreas, bexiga ou estômago, e formam-se à superfície dos órgãos (células epiteliais). Existem vários subtipos de carcinoma, incluindo o adenocarcinoma, o carcinoma das células basais, o carcinoma de células escamosas e o carcinoma de células transicionais.

Sarcoma

O sarcoma forma-se no chamado tecido conectivo ou conjuntivo (músculos, ossos, cartilagem ou tecido gordo). Os mais frequentes são os sarcomas ósseos.

Leucemia

A origem da leucemia encontra-se na medula óssea, que é o tecido responsável por manter a produção de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Este tipo de cancro provoca a produção de um grande número de células de sangue anormais.

Linfoma

Os linfomas são um tipo de cancro que se desenvolve a partir de tecido linfático, que se encontra nos gânglios e órgãos linfáticos. Há dois tipos principais de linfoma: o linfoma de Hodgkin e o linfoma não-Hodgkin.

Outros cancros

Um dos outros tipos de cancro, que não se englobam nos anteriores, são os que afetam o sistema nervoso central. Trata-se de tumores localizados no cérebro e na espinal medula.

Assim, dependendo da sua origem, o cancro recebe um nome diferente. E dentro de cada categoria existem múltiplos tipos, cada um deles com prognóstico e tratamento diferentes, tendo em comum o crescimento descontrolado de células.

Quando procurar um oncologista?

Quando procurar um oncologista

Você deve procurar um oncologista se apresentar sintomas suspeitos de cancro ou se tiver histórico familiar da doença. Alguns sinais de alerta incluem:

  • Mudanças na pele, como manchas ou feridas que não cicatrizam

  • Alterações no tamanho ou forma dos mamilos

  • Tosse persistente ou mudanças na voz

  • Dor que não melhora ou persistente

  • Perda de peso sem motivo aparente

  • Alterações na digestão, como diarreia ou constipação

  • Sangramento anormal, incluindo sangramento vaginal, sangue nas fezes ou sangue na urina

Além disso, é importante fazer exames preventivos regularmente, conforme recomendado pelo seu médico. Se o resultado dos exames indicar uma possível presença de cancro, o médico poderá encaminhá-lo a um oncologista para uma avaliação mais aprofundada.

E para isso, você pode contar com a Imed! Além de excelentes profissionais, você pode ter acesso ao Cartão iSaúde, um cartão de descontos exclusivos para consultas e exames médicos na Imed! Entre em contato conosco e saiba mais!

Como emagrecer de forma saudável e sem deixar de comer o que gosta?

Como emagrecer de forma saudável e sem deixar de comer o que gosta

Existe uma crença entre muitas pessoas que, para perder peso, é necessário restringir demais a alimentação e comer apenas alimentos sem gosto ou sem graça. Devido à essa crença, muitos acabam recorrendo a dietas que prometem resultados rápidos, mas que não são eficientes nem duradouras. Mas se você está pensando em perder peso e tem essa crença, nós iremos te mostrar aqui neste post como emagrecer de forma saudável e sem deixar de comer o que gosta. Boa leitura!

Antes de mais nada, queremos deixar bem claro que nada substitui uma consulta ao nutricionista. Este é o profissional mais indicado para prescrever um plano alimentar saudável e bem calculado para as suas necessidades.

No entanto, se você está precisando de dicas gerais para entender como emagrecer da melhor maneira, tenha em mente que você precisa gastar mais calorias do que ingere.

Você não precisa, dessa forma, deixar de lado seus alimentos preferidos. Basta que as quantidades sejam adequadas ao consumo diário de seu organismo.

Vale lembrar que, aquelas pessoas que praticam esportes e outras atividades físicas, acabam conseguindo ingerir um volume um pouco maior de calorias e ainda assim emagrecer.

Na ânsia por perder peso depressa, muitas pessoas recorrem às dietas radicais, que prometem eliminar uma grande quantidade de peso em pouco tempo.

O que ocorre é que, mesmo você eliminando muitos quilos, eles provavelmente retornarão assim que seu regime chegar ao fim.

Para que isso não aconteça, você precisa mudar sua maneira de pensar e se alimentar ao longo prazo. Construir novos hábitos pode ser um processo um pouco mais demorado, árduo, mas os resultados são consistentes e duradouros.

Veja como emagrecer de forma saudável e sem deixar de comer o que gosta

Se você quer mesmo saber como emagrecer de forma saudável e sem deixar de comer o que gosta, a primeira coisa que você precisa fazer é mudar seus hábitos, como acabamos de dizer. E um desses hábitos seria substituir os alimentos fritos pelos assados.

Também reduzir a quantidade de lanches gordurosos ingeridos na semana, assim como o açúcar.

Adicione também frutas de sua preferência, verduras e legumes na sua rotina alimentar. Não tenha pressa: faça tudo de maneira progressiva e tranquila. Quando você menos esperar, comer bem vai fazer parte do seu dia a dia, sem sacrifícios!

Alguns dizem que “comida de dieta” é ruim e não tem sabor, também alguns chamam de “comida de hospital”.

Mas não é verdade! Hoje em dia existem diversas opções de alimentos saborosos, nutritivos e com menos calorias que as demais opções de alimentos.

O segredo está no modo de preparo. Há várias propostas menos calóricas e igualmente saborosas de preparar aqueles mesmos alimentos, basta substituir alguns ingredientes e usar sua criatividade.

Além disso, algumas empresas ainda preparam marmitas individuais com as quantidades certas de proteína, gorduras e carboidratos prescritos no seu plano alimentar. Essas são as famosas marmitas fitness. Vale a pena investir nelas, se você quer perder peso.

Esperamos ter te ajudado com essas dicas de como emagrecer de forma saudável e sem deixar de comer o que gosta!

Também queremos te ajudar ainda mais a cuidar da sua saúde, portanto, se você precisa dos serviços de profissionais da saúde, conte com a Imed.

Também temos o Cartão iSaúde que te proporciona descontos exclusivos em consultas e exames médicos! Entre em contato e saiba mais!

Mastologia – O que é e quando procurar um especialista?

Mastologia

Saúde da mulher é um tema que sempre está em voga. E quando se fala em especialista responsável por cuidar da saúde das mulheres, geralmente o primeiro nome que vem à mente é o ginecologista. Mas existe uma outra especialidade que também ajuda a preservar a saúde da mulher: a mastologia. Continue lendo para saber mais sobre o assunto.

A mastologia é a especialidade médica que cuida das glândulas mamárias. Portanto, tudo o que for relacionado com as mamas é tratado pelo médico mastologista. Isso inclui quaisquer condições que possam afetar os seios, como dores, inchaços, infecções e, claro, o câncer.

Mesmo que a mastologia seja uma área médica que lida mais com o tratamento e a prevenção do câncer de mama, outras condições mais específicas são tratadas.

A especialidade lida com casos de surgimento de nódulos, assimetrias, mastites (inflamação bacteriana que pode acontecer durante o período da amamentação), entre outros possíveis problemas.

E um detalhe importante: o mastologista cuida da saúde da mulher, mas não em exclusivo. Como acabamos de dizer, a mastologia cuida das glândulas mamárias. E isso inclui homens também.

Os homens também podem sofrer de doenças mamárias, ainda que os índices sejam bem menores. Ou seja, eles também podem (e devem) fazer consultas e exames com o médico mastologista, em caso de necessidade.

Quando devo procurar um especialista em mastologia?

Quando devo procurar um especialista em mastologia

Falando sobre as mulheres, assim como acontece com o ginecologista, exames de rotina precisam ser feitos com o especialista em mastologia.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde, portanto, é que esses cuidados sejam intensificados após os 40 anos de idade, como medida preventiva, especialmente com relação ao câncer de mama.

Porém, existem situações específicas onde se deve marcar uma consulta quando perceber alguns desses sintomas:

Dores

No período que antecede a menstruação, as dores na mama podem ser comuns. Isso se dá por conta das alterações hormonais próprias desta fase. Já quando a dor é recorrente, constante e causa um incômodo diferente do que ocorre na TPM, é importante passar por uma avaliação especializada para diagnosticar a origem da dor.

Nódulos

Da mesma forma que falamos sobre dor nas mamas, os nódulos devem ser avaliados por um profissional. Eles podem ser císticos ou sólidos, benignos ou malignos.

Portanto, ao perceber qualquer caroço nos seios, é imprescindível marcar uma consulta com um mastologista.

Alterações na aparência

Conhecer e observar o próprio corpo é o primeiro passo para identificar quando algo não está bem. Ao perceber qualquer mudança no aspecto da mama, fique atenta. As alterações mais comuns, que podem ser consideradas sinais de alerta, são:

  • mudança no formato do mamilo, deixando-o repuxado para dentro, por exemplo

  • formação de covinhas, deixando a pele com aparência de casca de laranja

  • secreção avermelhada ou incolor nos mamilos

  • vermelhidão, inchaço ou secreção

Esperamos que essas informações tenham te ajudado de alguma forma! E por falar em ajudar, a Imed é a sua melhor opção para cuidar da sua saúde e da sua família.

Também contamos com o Cartão iSaúde, que te proporciona descontos exclusivos em consultas e exames. Entre em contato para saber mais!

Burnout: como evitar e cuidar mais da sua saúde mental no trabalho

Burnout

É fato que o mercado de trabalho é cada vez mais exigente e, portanto, mais competitivo. Portanto, isso faz com que o profissional possa ir além do seu limite, se esforçando demais no trabalho, causando o que chamamos de burnout. Continue lendo para saber mais.

O burnout é uma síndrome que gera sintomas de exaustão física e emocional, comprometendo tanto a saúde do indivíduo quanto o seu rendimento no exercício de diferentes atividades. É por isso que o combate ao problema deve ser constantemente discutido.

Em janeiro de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou incluir a síndrome de burnout na lista da 11ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11), como um “fenômeno ocupacional”.

Esse ato é de extrema importância, pois proporciona maior visibilidade a um transtorno mental que afeta a vida de milhões de pessoas.

Segundo a International Stress Management Association (ISMA-BR), o Brasil é o segundo país com o maior número de pessoas afetadas pela doença.

A falta de conhecimento sobre o burnout e seus sintomas ainda é um grande problema. Por isso, falar sobre o assunto de forma abrangente e sem preconceito é indispensável. Há formas de prevenir e tratar o esgotamento mental e falaremos disso logo mais.

O burnout é caracterizado por 3 dimensões:

  1. sentimentos de esgotamento ou exaustão de energia

  1. aumento da distância mental do trabalho, ou sentimentos de negativismo ou cinismo relacionados ao trabalho

  1. eficácia profissional reduzida. O esgotamento refere-se especificamente a fenômenos no contexto ocupacional e não deve ser aplicado para descrever experiências em outras áreas da vida.

Abaixo, alguns exemplos de áreas de atuação que acabam sofrendo mais com o distúrbio:

  • médicos

  • publicitários

  • professores

  • advogados

  • policiais

  • psicólogos

  • bancários

Saiba como evitar o burnout

Saiba como evitar o burnout

O burnout pode ser prevenido por métodos com o objetivo de reduzir o estresse e a pressão no trabalho. Confira alguns deles:

  • garanta momentos de lazer com amigos e familiares quando não estiver trabalhando

  • evite ficar por perto de pessoas negativas e que falam mal de outros colaboradores e da própria empresa

  • não consuma álcool ou tabaco em excesso, pois aumentam a confusão mental e fazem tudo parecer pior do que realmente está

  • sempre que possível, tente sair da rotina para fazer coisas diferentes, descansar a mente e ter momentos de prazer

  • faça atividades físicas regularmente

  • tenha uma boa rotina de sono e durma pelo menos 8 horas por noite

  • evite trabalhar em lugares que têm uma cultura muito desalinhada aos seus valores e àquilo que é importante para você

  • fique de olho na autocobrança e tente diminuir o ritmo quando sentir que não vai dar conta de tudo o que precisa fazer

  • crie um canal de diálogo com seus chefes para tentar conversar sobre possíveis mudanças e melhorias que trariam mais bem-estar ao time

  • faça pausas ao longo do expediente para oxigenar o cérebro e ser mais produtivo

  • se você é gestor ou CEO, aprenda a delegar funções para as pessoas certas para descentralizar o trabalho e diminuir a carga de tarefas

  • não abra mão das suas férias, pois são fundamentais para recarregar sua energia

  • sempre que possível, evite ler e-mails e mensagens do trabalho fora do expediente, incluindo seu horário de almoço e intervalos

Esperamos que essas dicas possam ajudar você a evitar o burnout e preservar sua saúde mental no trabalho! E falando em saúde, a Imed é a sua melhor escolha para cuidar da sua saúde e da sua família!

Além de uma estrutura de qualidade, pensada para atender você da melhor maneira possível, contamos com o Cartão iSaúde, um cartão de descontos para consultas e exames. Entre em contato conosco e saiba mais!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.