Existem diversas partes do corpo que são afetadas pelo câncer e o cólon é uma delas. Mas como reconhecer os sintomas? As fezes indicam sinais? Afinal, o que exatamente é o câncer de cólon? Tudo isso você irá descobrir continuando a leitura!
Em primeiro lugar vamos entender o que é o cólon.
O cólon representa a maior parte do intestino grosso. Ele se inicia no ceco, mais especificamente após a válvula ileocecal, e termina no reto. O cólon possui cerca de 1,5 metros de comprimento e emoldura o intestino delgado na cavidade abdominal.
Agora que você já sabe o que é e onde fica o cólon, vamos falar sobre o câncer de cólon e porque devemos dar a devida atenção a este assunto.
Recentemente, a produtora e empresária Patricia Perissinotto Kisser, esposa do músico Andreas Kisser, da banda Sepultura, morreu de câncer de cólon, aos 52 anos.
Um pouco antes disso, a apresentadora britânica da BBC Deborah James também morreu de câncer de cólon, aos 40 anos. Constantemente repetia uma dica na sua campanha para aumentar a conscientização sobre a doença: verifiquem as suas fezes.
Essa dica pode parecer um pouco estranha e até fútil, mas é mais importante do que parece. Todos nós devemos segui-la sem ter vergonha ou algum receio.
Precisamos ficar atentos a sinais de sangue nas fezes e também de sangramento na área do ânus.
O sangue vermelho claro pode ser resultado de vasos sanguíneos inchados, mas também pode ser causado por câncer de cólon.
Sangue vermelho escuro ou preto pode vir do intestino ou do estômago, o que também pode ser preocupante.
Câncer de cólon: mais alguns sinais e sintomas
Além da presença de sangue nas fezes, outros sinais que você deve observar são as mudanças nos hábitos intestinais, como fezes mais soltas ou a necessidade de defecar com mais frequência do que o normal.
Também deve prestar atenção se você sentir que não está esvaziando totalmente o intestino, ou que não vai ao banheiro com frequência suficiente.
A detecção do câncer de cólon pode se dar através de uma colonoscopia (procedimento que usa uma câmera dentro de um tubo longo para olhar dentro de todo o intestino) ou uma sigmoidoscopia flexível, que examina parte dele.
Mais de 90% das pessoas diagnosticadas com câncer de cólon em seu estágio inicial sobrevivem por cinco anos ou mais. Em comparação com 44% quando diagnosticados no estágio mais avançado.
É por isso que nós queremos reforçar aqui que você observe bem se há alguma anormalidade, das quais já citamos no seu organismo. E se for o caso, procure um especialista. Inclusive, existe um especialista para tratar tipos de câncer.
Aqui na Imed nós temos este especialista, que é o oncologista.
A oncologia (também conhecida como cancerologia no Brasil) é um ramo da medicina que estuda sobre os tumores (neoplasias), incluindo a maneira com que eles se desenvolvem e qual a melhor forma de tratamento para cada tipo.
O oncologista é o médico capacitado para tratar tumores sejam eles benignos ou malignos. Inclusive para prescrever tratamentos de quimioterapia, hormonioterapia e imunoterapia, quando necessários.
Saúde é coisa séria e não deve ser deixada para depois. Por isso a Imed quer ajudar a cuidar da sua! E com o Cartão iSaúde, você paga ainda menos em suas consultas e exames. Entre em contato e saiba mais!