Covid-19: quais são os sintomas?
Já faz mais de 2 anos que o coronavírus mudou a rotina de várias pessoas em todo o planeta. Mas ainda assim existem dúvidas e, infelizmente, muita desinformação voluntária sobre o assunto. Por isso, neste artigo o assunto é covid-19: quais são os sintomas. Boa leitura!
Sobre a covid-19, os sintomas variam de pessoa para pessoa.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), entre as pessoas que desenvolvem sintomas, cerca de 80% se recuperam da doença sem precisar de tratamento hospitalar.
Cerca de 15% ficam gravemente doentes e precisam de oxigênio e 5% ficam gravemente doentes e precisam de cuidados intensivos.
As complicações que levam à morte podem incluir insuficiência respiratória, síndrome do desconforto respiratório agudo, sepse e choque séptico, tromboembolismo e/ou insuficiência de múltiplos órgãos, incluindo lesão do coração, fígado ou rins.
Em raras situações, as crianças podem desenvolver uma síndrome inflamatória grave algumas semanas após a infecção.
Covid-19: quais são os sintomas mais comuns?
Os sintomas da covid-19 podem variar de um resfriado, uma síndrome gripal até uma pneumonia severa. De acordo com a OMS, os mais comuns são:
-
Febre
-
Tosse seca
-
Fadiga
Sintomas menos comuns
Outros sintomas que são menos comuns e podem afetar alguns pacientes incluem:
-
Perda de paladar ou olfato, chamadas de ageusia e anosmia (estudo recente mostra que 86% dos casos leves tiveram perda de olfato)
-
Congestão nasal
-
Conjuntivite
-
Dor de garganta
-
Dor de cabeça
-
Dores musculares ou articulares
-
Diferentes tipos de erupções cutâneas
-
Náusea ou vômito
-
Diarreia
-
Calafrios ou tonturas
Covid-19: quais são os sintomas mais graves?
Os sintomas mais graves da covid-19 incluem:
-
Falta de ar
-
Perda de apetite (hiporexia)
-
Confusão
-
Dor persistente ou pressão no peito
-
Alta temperatura (acima de 38°C)
Outros possíveis sintomas da covid-19
Outros sintomas menos comuns são:
-
Irritabilidade
-
Confusão
-
Consciência reduzida (às vezes associada a convulsões)
-
Ansiedade
-
Distúrbios do sono
-
Complicações neurológicas mais graves e raras, como AVC, inflamação do cérebro, delírio e danos aos nervos.
Pessoas de todas as idades que apresentam febre e/ou tosse associada a dificuldade para respirar ou falta de ar, dor ou pressão no peito, ou perda da fala ou dos movimentos devem procurar atendimento médico imediatamente.
E por falar em atendimento médico, se você mora na região de Sorocaba pode contar com a ajuda da Imed Saúde!
Além de atendimento médico para quem já foi diagnosticado com covid-19, nós também realizamos testes para descobrir se os sintomas são de fato um sinal que o paciente está com o coronavírus.
A Clínica Imed se enquadra no segmento de clínica popular, ou seja, uma clínica que possui atendimento de alto nível, excelentes profissionais, consultas e exames, tudo num só lugar. E o melhor: tudo isso e muito mais com um preço acessível para grande parte da população!
E de quebra, nós temos o Cartão iSaúde. Um cartão que proporciona descontos exclusivos em qualquer unidade da Imed Saúde, tanto para consultas, quanto para exames. Fale agora mesmo com a nossa equipe de atendimento e saiba mais!