Novembro azul: sintomas do câncer de próstata e como prevenir
Após a campanha Ame-se, que estava relacionada ao Outubro Rosa e a saúde da mulher, a Imed inicia no mês de novembro a campanha Novembro Azul: Viva Mais, Cuidando da sua Saúde! E neste artigo iremos falar sobre os sintomas do câncer de próstata e como prevenir. Tenha uma ótima leitura!
O Novembro Azul, semelhante ao Outubro Rosa, é um mês para lembrar os homens sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata.
A doença é considerada como a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos.
Este câncer silencioso forma um tumor que afeta a próstata, uma glândula que fica localizada abaixo da bexiga e envolve a uretra.
A próstata tem a função de produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides.
E, embora essa doença seja muito comum e séria, a maioria dos homens preferem até evitar falar sobre o assunto.
Mas isso é um erro! Por isso a Imed abraça o Novembro Azul e neste mês estaremos divulgando informações para que você, homem, possa viver mais, cuidando da sua saúde!
E ainda falando da saúde masculina, quanto antes a doença for descoberta, independente de qual seja, as opções de tratamento são maiores e, claro, as chances de cura também!
Quais os sinais e sintomas do câncer de próstata?
O câncer de próstata, infelizmente, é uma doença silenciosa e não costuma apresentar sintomas na fase inicial.
Porém, quando os primeiros sinais e sintomas começam aparecer, os mais comuns são:
-
dificuldade na hora de urinar, incluindo uma considerável demora para começar e terminar de urinar.
-
sangue na urina.
-
diminuição do jato de urina.
-
necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Para realizar a investigação de um câncer de próstata e descobrir se a doença está presente ou não, são feitos basicamente dois exames iniciais.
O exame de toque retal, no qual o médico avalia o tamanho, forma e a textura da próstata. E o exame PSA, que é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata.
No entanto, vale destacar que o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS), não recomenda que homens sem sinais ou sintomas façam exames.
Por isso, o ideal é que você, homem, procure um profissional de saúde e converse sobre a necessidade e a periodicidade da realização desses exames de rotina.
Como prevenir o câncer de próstata?
Sobre prevenir o câncer de próstata, a melhor forma de evitá-lo é adotando uma alimentação saudável.
Está comprovado que uma dieta rica em nutrientes e com menos gordura, principalmente, as de origem animal ajudam a diminuir o risco de câncer.
Por isso, nas alimentações dê preferência às frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais.
Além disso, vale a pena adotar outros hábitos saudáveis, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, não fumar e diminuir o consumo de bebidas alcoólicas.
E você, homem, quando visitou o médico pela última vez para fazer exames de rotina? A Imed quer ajudar você a viver mais, cuidando da sua saúde!
E pensando nisso, nós temos o Cartão iSaúde, que te dá descontos exclusivos em suas consultas e exames médicos. Entre em contato conosco e saiba mais!